Líderes da UE querem rápido acordo sobre Brexit
OPTIMISMO Dois dirigentes da União Europeia, Jean-Claude Juncker e Donald Tusk, mostram-se optimistas quanto a um rápido acordo entre Bruxelas e Londres sobre a saída da Grã-Bretanha, em Março de 2019.
Juncker e Tusk esperam que haja um acordo antes do Brexit
A União Europeia (UE) descarta a possibilidade de uma saída do Reino Unido da comunidade, o Brexit, sem um acordo prévio entre as duas partes, segundo dois líderes europeus. Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, afirmou no sábado, 6, ao diário austríaco Der Falter, a impossibilidade de um Brexit sem um acordo porque tal situação colocaria em risco a estabilidade europeia e previu a assinatura do mesmo até ao fim do ano.
As negociações entre Bruxelas e Londres avançam, assegurou Juncker, embora tenha reconhecido que «ainda não chegámos a um entendimento», mesmo se continua «intacta a nossa vontade» de alcançar um acordo em breve.
No mesmo dia, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em Cracóvia, na Polónia, coincidiu com Juncker sobre a possibilidade de haver uma aproximação de posições das duas partes que permita concretizar um acordo satisfatório com o governo britânico.
Tusk assegurou que «vamos tentar chegar a acordo ainda este mês», referindo-se à cimeira da UE marcada para 17 e 18 de Outubro.
Na semana passada, Tusk, num encontro com o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, reiterou a importância de uma solução para o problema fronteiriço entre a Irlanda e o Reino Unido que o Brexit poderá provocar. Enfatizou, além disso, a necessidade de preservar o Acordo de Paz da Sexta-feira Santa, de 1998, que pôs fim a décadas de violência na Irlanda do Norte. Sobre este assunto, disse que «não deixaremos de procurar uma solução viável que não atente contra esse acordo». Mas sublinhou que «a UE não renunciará aos seus valores e interesses», aludindo à importância de manter a integridade do mercado único e da união aduaneira.