Rússia reforça defesas na Síria

A Rússia anunciou que vai instalar na Síria sistemas de luta rádio-electrónica, capaz de neutralizar armas de alta precisão ou seguir o movimento de aviões em Israel e em países europeus.

Aos habituais sistemas de localização, somam-se os de luta rádio-electrónica, para evitar ou bloquear ataques com armas de alta precisão como bombas com guia laser. Estes equipamentos podem causar interferência nos sinais de alta frequência, em geral utilizados por drones e outras armas sofisticadas.

Desta forma, na Síria, completa-se o sistema habitual de defesa anti-aérea que inclui aparelhos de rádio-localização, de exploração rádio-electrónica, de fogo reactivo, de cobertura para a aviação e de luta rádio-electrónica.

As medidas russas relacionam-se com as intenções de Israel de continuar atacar a Síria, a pretexto de destruir infraestruturas do Irão.

Na semana passada, após o derrube de um avião IL-20 russo de rádio-localização, durante um ataque de quatro caças F-16 israelitas na província síria de Latakia, Moscovo anunciou o envio para a Síria de complexos anti-aéreos S-300.




Mais artigos de: Internacional

Povo brasileiro nas urnas em defesa da democracia

ELEIÇÕES O Brasil vai às urnas no próximo domingo, 7, para a primeira volta das eleições gerais. Para a presidência, tudo indica a passagem à segunda volta de Haddad e do candidato da extrema-direita.

Kavanaugh, o privilégio também chora

Num comício no Missouri, esta semana, Trump reafirmou que o Senado deveria confirmar a sua nomeação de Brett Kavanaugh para o Supremo Tribunal dos EUA porque o juiz, acusado de assédio sexual e tentativa de violação, «nasceu para o cargo». É, até ao momento, a mais concisa explicação para a fractura, sem precedente...