Rússia reforça defesas na Síria
A Rússia anunciou que vai instalar na Síria sistemas de luta rádio-electrónica, capaz de neutralizar armas de alta precisão ou seguir o movimento de aviões em Israel e em países europeus.
Aos habituais sistemas de localização, somam-se os de luta rádio-electrónica, para evitar ou bloquear ataques com armas de alta precisão como bombas com guia laser. Estes equipamentos podem causar interferência nos sinais de alta frequência, em geral utilizados por drones e outras armas sofisticadas.
Desta forma, na Síria, completa-se o sistema habitual de defesa anti-aérea que inclui aparelhos de rádio-localização, de exploração rádio-electrónica, de fogo reactivo, de cobertura para a aviação e de luta rádio-electrónica.
As medidas russas relacionam-se com as intenções de Israel de continuar atacar a Síria, a pretexto de destruir infraestruturas do Irão.
Na semana passada, após o derrube de um avião IL-20 russo de rádio-localização, durante um ataque de quatro caças F-16 israelitas na província síria de Latakia, Moscovo anunciou o envio para a Síria de complexos anti-aéreos S-300.