PCP participa em iniciativas político-culturais na Europa

SOLIDARIEDADE Nos últimos dias, o PCP esteve representado em iniciativas político-culturais na Bélgica, Alemanha e França: no ManiFiesta, do PTB; na festa do Unsere Zeit, do PCA; e na Festa do L’Humanité.

A presença nas festas é demonstração de solidariedade

Dando expressão ao valor da solidariedade internacionalista, o PCP participou recentemente em três importantes iniciativas.

ManiFiesta

Nos dias 8 e 9 realizou-se em Bredene, na Bélgica, mais uma edição do ManiFiesta – Festa de Solidariedade. O PCP esteve representado por Sofia Silva, do Gabinete de Apoio aos Deputados do Partido no Parlamento Europeu. O ManiFiesta, maior evento político-cultural na Bélgica, é promovido pelo Partido do Trabalho da Bélgica (PTB) e é um espaço onde são debatidos os mais variados temas da actualidade, desde a situação no país e na Europa à situação internacional, passando pelos problemas dos jovens trabalhadores e as questões dos direitos laborais e das pensões. Contou, uma vez mais, com um vasto programa cultural.

A edição deste ano ficou ainda marcada pela preparação dos próximos actos eleitorais na Bélgica, incluindo as eleições municipais já em Outubro próximo e, em Maio de 2019, as eleições federais e para o Parlamento Europeu.

UZ Pressfest

Simultaneamente, entre 7 e 9, teve lugar em Dortmund, na Alemanha, mais uma Festa do Unsere Zeit UZ Pressfest –, Órgão Central do Partido Comunista Alemão (PCA). Esta Festa, que se realiza de dois em dois anos, contou com a participação de dezenas de milhares de visitantes e cerca de 35 delegações estrangeiras. O PCP esteve representado por Fernando Genro, da Organização do PCP na Alemanha.

Além de ter sido a vigésima edição do UZ Pressfest, assinalou-se igualmente o 50.º aniversário do Partido Comunista Alemão.

O UZ Pressfest decorreu num ambiente de fraternidade, camaradagem e solidariedade e foi possível, aí, participar em diversos debates sobre a situação na Alemanha, onde as lutas dos trabalhadores da saúde tiveram especial destaque, mas também sobre a situação na União Europeia e a nível internacional. A cultura teve igualmente uma forte expressão, bem como a gastronomia, havendo espaço para os visitantes contactarem com a actividade das organizações do PCA e estrangeiras presentes no espaço da festa.

Festa do L’Humanité

Sob o lema «O mundo é nosso», realizou-se de 14 a 16 de Setembro, no Parque Georges Valbon, em la Courneuve, Paris, a 83.ª edição da Festa do L'Humanité, que contou com a presença de Rui Braga, do Secretariado do Comité Central, Rosa Rabiais, da Comissão Central de Controlo, e Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu.

No espaço destinado às muitas representações internacionais presentes, Village du Monde, o stand do PCP também marcou presença, destacando-se a exposição sobre o II Centenário de Karl Marx. Neste espaço teve lugar um debate, onde Rui Braga e Miguel Viegas expuseram as posições do PCP e esclareceram questões colocadas por participantes de várias nacionalidades. As manifestações de simpatia e solidariedade para com o PCP e a sua luta foram tónica dominante.

A edição especial, também ela em francês, do Avante!, livros e outros materiais do PCP e da Festa do Avante!, para além dos sabores da cozinha tradicional portuguesa – onde não faltou o caldo verde, as sardinhas, os pastéis de bacalhau e os pastéis de nata, acompanhados por vinhos e outras bebidas nacionais – possibilitaram o contacto com centenas de participantes da festa.

 



Mais artigos de: Europa

Direitos de autor, de propriedade e o caminho por fazer

O Parlamento Europeu votou na semana passada a proposta de directiva relativa aos direitos de autor no Mercado Único Digital. Reportando aos autores, de facto o objecto jurídico central em causa não são os direitos dos autores, antes os direitos de propriedade das obras em causa. O ficheiro, de grande complexidade,...