PCP participa em iniciativas político-culturais na Europa
SOLIDARIEDADE Nos últimos dias, o PCP esteve representado em iniciativas político-culturais na Bélgica, Alemanha e França: no ManiFiesta, do PTB; na festa do Unsere Zeit, do PCA; e na Festa do L’Humanité.
A presença nas festas é demonstração de solidariedade
Dando expressão ao valor da solidariedade internacionalista, o PCP participou recentemente em três importantes iniciativas.
ManiFiesta
Nos dias 8 e 9 realizou-se em Bredene, na Bélgica, mais uma edição do ManiFiesta – Festa de Solidariedade. O PCP esteve representado por Sofia Silva, do Gabinete de Apoio aos Deputados do Partido no Parlamento Europeu. O ManiFiesta, maior evento político-cultural na Bélgica, é promovido pelo Partido do Trabalho da Bélgica (PTB) e é um espaço onde são debatidos os mais variados temas da actualidade, desde a situação no país e na Europa à situação internacional, passando pelos problemas dos jovens trabalhadores e as questões dos direitos laborais e das pensões. Contou, uma vez mais, com um vasto programa cultural.
A edição deste ano ficou ainda marcada pela preparação dos próximos actos eleitorais na Bélgica, incluindo as eleições municipais já em Outubro próximo e, em Maio de 2019, as eleições federais e para o Parlamento Europeu.
UZ Pressfest
Simultaneamente, entre 7 e 9, teve lugar em Dortmund, na Alemanha, mais uma Festa do Unsere Zeit – UZ Pressfest –, Órgão Central do Partido Comunista Alemão (PCA). Esta Festa, que se realiza de dois em dois anos, contou com a participação de dezenas de milhares de visitantes e cerca de 35 delegações estrangeiras. O PCP esteve representado por Fernando Genro, da Organização do PCP na Alemanha.
Além de ter sido a vigésima edição do UZ Pressfest, assinalou-se igualmente o 50.º aniversário do Partido Comunista Alemão.
O UZ Pressfest decorreu num ambiente de fraternidade, camaradagem e solidariedade e foi possível, aí, participar em diversos debates sobre a situação na Alemanha, onde as lutas dos trabalhadores da saúde tiveram especial destaque, mas também sobre a situação na União Europeia e a nível internacional. A cultura teve igualmente uma forte expressão, bem como a gastronomia, havendo espaço para os visitantes contactarem com a actividade das organizações do PCA e estrangeiras presentes no espaço da festa.
Festa do L’Humanité
Sob o lema «O mundo é nosso», realizou-se de 14 a 16 de Setembro, no Parque Georges Valbon, em la Courneuve, Paris, a 83.ª edição da Festa do L'Humanité, que contou com a presença de Rui Braga, do Secretariado do Comité Central, Rosa Rabiais, da Comissão Central de Controlo, e Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu.
No espaço destinado às muitas representações internacionais presentes, Village du Monde, o stand do PCP também marcou presença, destacando-se a exposição sobre o II Centenário de Karl Marx. Neste espaço teve lugar um debate, onde Rui Braga e Miguel Viegas expuseram as posições do PCP e esclareceram questões colocadas por participantes de várias nacionalidades. As manifestações de simpatia e solidariedade para com o PCP e a sua luta foram tónica dominante.
A edição especial, também ela em francês, do Avante!, livros e outros materiais do PCP e da Festa do Avante!, para além dos sabores da cozinha tradicional portuguesa – onde não faltou o caldo verde, as sardinhas, os pastéis de bacalhau e os pastéis de nata, acompanhados por vinhos e outras bebidas nacionais – possibilitaram o contacto com centenas de participantes da festa.