Governo Regional é obstáculo ao desenvolvimento dos Açores

O Coordenador Regional do PCP nos Açores, Vítor Silva, acompanhado por militantes e apoiantes da CDU, realizou, nos dias 24 e 25 de Agosto, um conjunto de visitas, contactos e reuniões no concelho das Lajes do Pico.

Em nota de imprensa, a Coligação PCP/PEV acusou o Governo Regional e o PS/Açores de estar «há demasiado tempo» a «tentar minorar problemas de curto prazo, tomando medidas ou, mais frequentemente, prometendo investimentos que são sempre adiados, apenas para tentar silenciar descontentamentos ou obter ganhos políticos imediatos, sem enfrentar as questões de fundo, criando grandes obstáculos ao desenvolvimento da ilha do Pico e à melhoria das condições de vida dos picoenses».

Como exemplo, a CDU refere a situação da vila do concelho das Lajes do Pico que «ao longo dos anos tem vindo a ser maltratada pelo Governo Regional e Câmara Municipal». «O que se verifica, no dia-a-dia, é uma vila que cresce e se desenvolve a dois tempos. Existe um conjunto de empresários a inovarem e a criarem emprego, a desenvolver o concelho e a atrair cada vez mais pessoas e turismo», o que «não é acompanhado pelo poder político no desenvolvimento deste concelho», acusa a CDU, referindo-se «ao porto das Lajes do Pico e às estruturas de apoio aos pescadores e empresas de turismo».

Outros problemas
Os casos estendem-se à agricultura, sector que «atravessa vários problemas», nomeadamente no que diz respeito «à manutenção dos caminhos agrícolas, ao baixo preço do litro de leite pago ao produtor, a que acrescem outras dificuldades, como os anunciados cortes nos fundos comunitários, os elevados custos de produção e a seca que está a afectar várias ilhas».

Na saúde, adianta a Coligação PCP/PEV, «não avançaram as obras de reabilitação das instalações do Centro de Saúde» e «não se concretiza o cumprimento das promessas eleitorais de estarem em funcionamento duas viaturas de suporte imediato de vida», assim como «não está em funcionamento o posto avançado dos Bombeiros na Piedade».

 



Mais artigos de: Nacional

As mulheres e o trabalho» em exposição na Moita

TRABALHO Até ao dia 29 de Setembro, está patente na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, a exposição «As mulheres e o trabalho – A indústria do vestuário no concelho da Moita».

Propostas para acudir ao desastre dos incêndios

A Direcção da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) apresentou, no dia 22 de Agosto, um conjunto integrado de propostas e reclamações para acudir ao desastre provocado pelos incêndios de Monchique e Silves, mas também de outras regiões afectadas. As medidas – que o Governo e demais órgãos de soberania devem definir...

MDM condecorado em Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou, recentemente, a lista de personalidades e entidades que vão receber as Medalhas Honoríficas da Cidade na cerimónia comemorativa do Dia de Bocage e da Cidade, no dia 15 de Setembro. Na classe «Paz e Liberdade» é atribuída medalha, entre outros, ao Movimento Democrático de Mulheres...

Intervir em Gaia

ma delegação da CDU – constituída, entre outros, por Ângela Moreira, deputada do PCP na Assembleia da República, Mário David Soares, candidato à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia nas últimas eleições, e Olga Dias, eleita na Assembleia da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada – deslocou-se, no...

Seixal reivindica equipamentos sociais

A Câmara Municipal do Seixal aprovou, recentemente, uma tomada de posição pela construção urgente do Lar de Idosos de Fernão Ferro. Neste concelho existem apenas 124 vagas na rede de solidariedade para os mais de 24 mil idosos. Segundo Joaquim Santos, presidente da autarquia, «o Ministério da Solidariedade, Emprego e...