Energia em Portugal é das mais caras da UE
Portugal foi o terceiro país da União Europeia (UE) que apresentou, em 2017, os preços mais elevados da electricidade e do gás.
De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, o preço do quilowatt-hora no nosso país (23,6 cêntimos) apenas foi inferior aos praticados na Bélgica e na Dinamarca (28,5 e 26,7 cêntimos respectivamente).
Também no que se refere ao gás, os portugueses pagam os preços mais elevados do bloco comunitário (9,3 cêntimos KW/h), apenas atrás da Irlanda e da Suécia (9,6 e 12 cêntimos, respectivamente).
Este primeiro estudo comparativo a nível comunitário, divulgado dia 7, não refere dados da Alemanha, Espanha, Itália e Chipre, tanto no que respeita à electricidade como ao gás, bem como de Malta, Finlândia e Grécia, no que respeita ao gás.
O preço da eletricidade por quilowatt-hora variou entre o mínimo de 9,7 cêntimos, na Bulgária, o máximo de 28,5 cêntimos na Bélgica. Na maioria dos países os preços oscilaram entre os dez e os 20 cêntimos.
O preço do quilowatt-hora do gás variou entre os três e os 12 cêntimos (Roménia e Suécia, respectivamente). A maioria dos países analisados apresentou valores inferiores a oito cêntimos.