A luta pelos baldios vista por João Gralheiro
O livro «Dos Baldios até à Publicação da Lei 75/2017, de 17 de Agosto», da autoria de João Gralheiro, foi apresentado, dia 26 de Julho, em Vila Real, pelo professor Oliveira Baptista.
Na sessão intervieram Carlos Silva vereador da Câmara Municipal e Armando Carvalho, presidente da Federação Nacional dos Baldios (Baladi), que patrocinou a edição.
A iniciativa foi encerrada pela intervenção do autor, culminando na encenação de um diálogo dramatizado de «Quando os Lobos Uivam», de Aquilino Ribeiro.
A propósito do livro, a Baladi recorda a luta dos povos contra a apropriação dos baldios pela ditadura de Salazar e Caetano.
«Com a sua devolução histórica aos povos, com o 25 de Abril e o movimento dos compartes, foi possível combater leis iníquas, que pretendiam impedir o livre usufruto e posse, segundo os usos e costumes, pelos seus legítimos detentores, os compartes». A nova Lei, embora com muitas lacunas, «consolida direitos fundamentais, recuperando o património que Abril nos tinha devolvido.»