Ryanair cancela 146 voos devido a greve em três países

AVIAÇÃO A transportadora aérea de baixo custo Ryanair anunciou o cancelamento de quase centena e meia de voos devido às greves marcadas para amanhã, sexta-feira, 10, na Irlanda, Bélgica e Suécia.

Pessoal da Ryanair exige respeito pelos direitos laborais

A paralisação de amanhã também poderá ser seguida pelos pilotos da Ryanair na Alemanha e na Holanda.

Na última semana de Julho, tripulantes de cabine da companhia em Itália, Portugal, Espanha e Bélgica estiveram em greve para reclamar, essencialmente, a aplicação das leis laborais dos respectivos países e não as irlandesas.

Na própria Irlanda, parte dos pilotos deverão avançar amanhã para o seu quinto dia de greve, desde 12 de Julho. Organizados no sindicato Forsa, estes profissionais reclamam melhores condições de trabalho, mas as reuniões com a administração realizadas na semana passada não produziram resultados.

Pelo contrário, o conflito agravou-se após a companhia ter ameaçado transferir aviões estacionados em Dublin para a Polónia, medida que colocaria em causa 300 postos de trabalho, dos quais cem pilotos.

Em Espanha, o SEPLA apresentou queixa contra a Ryanair por «irregularidades» nos contratos de pilotos baseados no país.

Em comunicado, aquele sindicato indicou que «após um ano de negociações, a recusa por parte da Ryanair em reconhecer e aplicar a legislação laboral espanhola, aos pilotos que operam em Espanha, forçou o recurso à via judicial».

O SEPLA acusa a Ryanair de operar no «limite da legalidade» e de exercer «uma concorrência desleal».

A explosão da conflitualidade laboral, desde Setembro de 2017, já custou à companhia o cancelamento de mais de 20 mil voos, obrigando-a a entabular negociações com sindicatos de vários países.




Mais artigos de: Europa

Tribunal Supremo polaco congela lei sobre antecipação reforma dos juízes

O Tribunal Supremo polaco decidiu, dia 2, suspender os efeitos da lei que antecipa a idade da reforma dos juízes que integram esta alta instância (dos 70 para os 65 anos), recorrendo ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) para esclarecimentos sobre várias questões. «O Tribunal Supremo tem dúvidas e apresenta...

BNG assinalou 50.º aniversário das comemorações do Dia da Pátria

O Bloco Nacionalista Galego (BNG) comemorou, a 25 de Julho, o Dia da Pátria Galega sob o lema «Galiza viva. Soberania e Trabalho». O PCP fez-se representar nesta iniciativa por Belmiro Magalhães, membro do Comité Central. As comemorações, que tiveram inicio no dia 24, contaram com debates, actividades culturais e o...

Pelo direito à amamentação e ao aleitamento materno

Decorreu de 1 a 7 de Agosto a semana internacional da amamentação. A iniciativa, a que se associam mais de 170 países, visa valorizar e promover a prática e os seus benefícios quer para os recém-nascidos quer para as crianças nos primeiros meses de vida, sem esquecer os benefícios para a mãe. Em Portugal a comemoração...