Número de vítimas dos incêndios na Grécia continua a aumentar

O número de mortos nos incêndios que assolaram a costa de Atenas, na Grécia, no início da semana passada, subiu para 88, segundo um novo balanço divulgado, no sábado, 28, pelo governo grego.

A mesma fonte informou ainda que 48 pessoas estão hospitalizadas, nove das quais em estado crítico. Até agora não existe uma lista oficial de pessoas desaparecidas, o que só será feito após a identificação de todos os corpos encontrados.

As autoridades inspeccionaram 3505 casas ardidas, das quais 998 foram declaradas em ruínas e 794 temporariamente inabitáveis.

O governo grego divulgou, dia 26, uma série de imagens de satélite que apresentam indícios de mão criminosa nas ignições. O ministro da Proteção ao Cidadão declarou que não se trata apenas de «sinais», há «evidências» e testemunhos que sustentam esta hipótese.

As fotos e os vídeos dos satélites mostram que em menos de meia hora surgiram 13 focos de incêndio, todos alinhados paralelamente à estrada.

O governo grego pediu ajuda internacional, tendo alguns países respondido com meios de apoio, entre os quais Portugal, que disponibilizou 50 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) para ajudar a combater os incêndios no país helénico.

O Secretariado do Comité Central do PCP enviou uma carta ao Partido Comunista da Grécia onde expressou as mais sentidas condolências e profunda solidariedade dos comunistas portugueses para com o povo grego, perante os devastadores incêndios que ocorrem neste País, provocando dezenas de vítimas e destruição.




Mais artigos de: Europa

Comunista Italiano realiza primeiro Congresso

O PCP esteve presente no I Congresso do Partido Comunista Italiano (PCI), que se realizou de 6 a 8 de Julho, no Palácio do Povo, em Orvieto, e teve como lema «Reconstruir o PCI para mudar a Itália».  

PCP solidário com o Partido Comunista da Polónia

O Secretariado do Comité Central do PCP entregou uma carta na Embaixada da Polónia em Portugal onde expressou «o mais firme repúdio do Partido Comunista Português perante os múltiplos actos de perseguição e repressão por parte das autoridades polacas contra dirigentes e activistas do Partido Comunista da Polónia, assim...

Governo alemão protege sectores estratégicos de investidores chineses

O governo alemão anunciou, dia 27, a aquisição de 20 por cento da empresa de transporte de electricidade 50Hertz, com o objectivo de bloquear a entrada de investidores chineses num sector considerado estratégico para o país. Em comunicado, o Ministério da Economia explicou que, «por razões de...

Taxistas protestam em Espanha

Os taxistas de Madrid entraram em greve no sábado, 28, em protesto contra a concorrência desleal das plataformas Uber e Cabify, juntando-se aos seus colegas de Barcelona, que iniciaram uma paralisação dois dias antes. Segundo o secretário da Federação Profissional de Táxis de Madrid, Santiago Simon Vicente, «todos os...

A privatização das sementes

A privatização do património genético vegetal foi sempre uma aspiração do grande capital. O raciocínio é elementar. Sem sementes não há plantas, sem plantas não há alimentação e sem alimentação não há sobrevivência do ser humano. Desde os tempos imemoriais que a produção de sementes representa uma prática indissociável...