Agricultores bloqueiam refinarias em França

IMPORTAÇÕES As principais organizações de agricultores em França iniciaram, no domingo, 10, um movimento de protesto em defesa da produção nacional e contra as importações desnecessárias.

Agricultores exigem defesa da produção nacional

O protesto, promovido pela Federação Nacional de Sindicatos de Exploradores Agrícolas (FNSEA) e pelos «Jovens Agricultores», visa forçar o governo a reverter a autorização dada à petrolífera Total para importar massivamente óleo de palma para produzir biocombustíveis.

A FNSEA, principal organização de agricultores em França, pretende bloquear várias refinarias e depósitos de combustíveis em todo o país.

Em declarações à imprensa, Christiane Lambert, presidente da FNSEA, afirmou que o óleo de palma foi a gota que fez transbordar o copo, já que há outros constrangimentos relacionados com acordos internacionais de comércio que colocam os agricultores sob pressão de uma concorrência injusta.

Os agricultores franceses que têm de respeitar «regras cada vez mais rigorosas e, ao mesmo tempo, as fronteiras estão bem abertas» para produtos que não estão sujeitos às mesmas regras.

A refinaria da Total em La Mède, perto de Marselha (Sudeste), cujo acesso foi bloqueado simbolicamente pelos agricultores, está em processo de reconversão depois de ter deixado de tratar petróleo bruto em 2016, para se tornar na «primeira bio-refinaria de dimensão mundial».

Em 16 de Maio, a Total recebeu autorização do governo para produzir 500 mil toneladas anuais de biodiesel, recorrendo massivamente a óleo de palma importado, mais barato do que o óleo de colza produzido em França.




Mais artigos de: Europa

Conservadores sem maioria para governar na Eslovénia

O líder do Partido Democrático Esloveno (SDS), o conservador Janez Jansa, irá tentar formar uma coligação que assegure apoio maioritário a um novo governo, segundo declarou, dia 7, depois de um encontro com o presidente da República, Borut Pahor. Vencedor das eleições legislativas realizadas dia 3, o SDS obteve apenas...

Itália recusa desembarque de migrantes

O novo ministro do Interior de Itália, Matteo Salvini, recusou, dia 10, o desembarque em Reggio Calabria (Sul) do navio «Aquarius», com 629 migrantes resgatados na véspera. Salvini, líder da Liga, formação de extrema-direita, enviou uma carta às autoridades maltesas, onde refere que o «Aquarius», com pessoal dos Médicos...

Greve vitoriosa

Após a greve de 15 de Maio, os jornalistas da estação pública da Noruega (NRK) obtiveram a satisfação de todas as suas reivindicações. Segundo a Federação Europeia de Jornalistas, o acordo alcançado fixa, entre outros aspectos, salários iguais para jornalistas efectivos e temporários, a garantia dos postos de trabalho e...

Intervenção que marca a diferença

Em mais de três décadas de integração, o impacto das políticas da CEE/UE nos sectores produtivos nacionais é por demais evidente e confirma tudo o que o PCP oportunamente disse sobre o assunto. O sector das pescas é paradigmático. A submissão à Política Comum das Pescas da UE levou ao abate de mais de metade da frota...