Falta de respostas do Governo traz lesados pelos incêndios à rua

Quatro meses depois dos violentos incêndios que deflagraram particularmente na região centro do País, os agricultores e produtores lesados consideram «insuficientes» e mesmo «desadequadas» as medidas de apoio avançadas e anunciadas pelo Governo.

Em nota à comunicação social, a Comissão Inter-Concelhos dos Afectados pelos Incêndios, a Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra, o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões e a Confederação Nacional da Agricultura lembram que o ministro da Agricultura ainda não respondeu ao caderno de reclamações que lhe foi entregue no dia 2 de Fevereiro, em Lisboa.

As organizações solicitaram, entretanto, ao primeiro-ministro que os receba até ao final de Fevereiro e ponderam requerer uma audiência à Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República. Caso as principais reclamações não sejam atendidas, os agricultores e produtores florestais prometem realizar uma nova acção de luta já em Março.

Entre outras medidas, reivindica-se do Governo a «reabertura urgente das candidaturas simplificadas com os apoios anteriores», «passar da candidatura simplificada para a “medida” 6.2.2. e vice-versa», «correcção das candidaturas», criação de um «crédito bonificado altamente bonificado e a médio ou longo prazos, especialmente destinado à recuperação, pelos lesados, das actividades produtivas afectadas», «medidas urgentes de apoio para florestação, limpeza, corte e replantação» e «ajudas para compensar as perdas de rendimento na actividade agrícola, agro-pecuária e agro-florestal».




Mais artigos de: Nacional

Lutas das mulheres em exposição na Biblioteca Nacional

MDM Mais de uma centena de pessoas fizeram questão de estar presentes, quinta-feira, dia 15, na inauguração da exposição «50 anos em movimento. Mulheres fazendo história», patente na Biblioteca Nacional até 19 de Maio.

Motociclistas protestam em várias cidades do País

No domingo, milhares de motociclistas manifestaram-se, em várias cidades do País, contra a obrigatoriedade de inspecções periódicas às motas, medida que o Governo quer implementar nos próximos meses, e a «manipulação da...