PS vira o «bico» ao voto em Loures e chumba investimento nos SIMAR

LUTA Na Câ­mara de Loures, PS e PSD chum­baram, dia 2, o or­ça­mento dos SIMAR. Os tra­ba­lha­dores da em­presa de águas e re­sí­duos, que também serve o con­celho de Odi­velas, dis­seram em unís­sono: «Os SIMAR somos nós!».

Os ve­re­a­dores do PS e do PSD não es­cu­taram as rei­vin­di­ca­ções

Image 24407

Na sexta-feira, cerca de 200 tra­ba­lha­dores dos Ser­viços In­ter­mu­ni­ci­pa­li­zados de Águas e Re­sí­duos de Loures e Odi­velas (SIMAR), vá­rias de­zenas deles en­ver­gando os fatos de tra­balho, di­ri­giram-se em ma­ni­fes­tação à reu­nião da au­tar­quia, dis­tri­buindo um co­mu­ni­cado à po­pu­lação e fa­zendo ouvir a sua in­dig­nação. Exi­giram a apro­vação do or­ça­mento dos SIMAR, assim como o mapa de pes­soal.

Os ve­re­a­dores do PS e do PSD não es­cu­taram as rei­vin­di­ca­ções e chum­baram o or­ça­mento apre­sen­tado pelo Con­selho de Ad­mi­nis­tração dos SIMAR. O do­cu­mento já tinha sido apro­vado em De­zembro de 2017, em reu­nião de Câ­mara, com os votos fa­vo­rá­veis da CDU, os votos contra do PSD e a abs­tenção do PS. Pos­te­ri­or­mente foi chum­bado na As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Loures, com os votos contra do PS e do PSD, a abs­tenção do BE e os votos fa­vo­rá­veis da CDU, do CDS e do PAN.

A jus­ti­fi­cação do chumbo prende-se com o facto de se prever um au­mento de ta­ri­fário, como re­co­menda a En­ti­dade Re­gu­la­dora dos Ser­viços de Águas e Re­sí­duos (ERSAR).

Ber­nar­dino So­ares, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal, re­feriu que o chumbo do or­ça­mento não im­pede nem sus­pende a ac­tu­a­li­zação do ta­ri­fário, que está em vigor desde o dia 1 de Ja­neiro, e que «apenas pre­ju­dica o fun­ci­o­na­mento dos SIMAR e com­pro­mete os in­ves­ti­mentos pre­vistos», com um valor de 80 mi­lhões de euros.




Mais artigos de: Nacional

Agricultores e produtores florestais reclamam mais ajudas

PREJUÍZOS Cerca de duas cen­tenas de agri­cul­tores e pro­du­tores flo­res­tais, afec­tados pelos in­cên­dios de Ou­tubro de 2017, con­cen­traram-se, dia 2 de Fe­ve­reiro, frente ao Mi­nis­tério da Agri­cul­tura.

Transportes em Lisboa são um «verdadeiro inferno»

Continua a circular – em peticaopublica.com/pview.aspx?pi=QualidadeMetroLisboa – uma petição, promovida pela Comissão de Utentes dos Transportes de Lisboa, «Contra a degradação do Metro de Lisboa – Por um transporte...

Táxis contra plataformas ilegais

As associações ANTRAL e FPT, representantes, em Portugal, da indústria do táxi, decidiram realizar, no próximo dia 15, às 9h30, em Lisboa, uma «concentração apeada», do Parque Eduardo VII até à sede da Procuradoria-geral da...