Defender a saúde
Os presidentes de Câmara do Alentejo Litoral (Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines) foram recebidos, no dia 31 de Janeiro, pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que se fez acompanhar pela secretária de Estado da Saúde, Rosa Zorrinho.
Os autarcas alertaram para os problemas existentes na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, nos constrangimentos na prestação de cuidados de saúde primários e hospitalares e no financiamento da Unidade de Saúde do Litoral Alentejano. Concretamente, manifestaram ao ministro a preocupação com a falta de pessoal, não só médico e de enfermagem, mas também assistentes técnicos, assistentes operacionais e técnicos de áreas especializadas.
No dia 29, a Plataforma Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de Saúde protestou contra o encerramento dos hospitais de São José, Capuchos, Curry Cabral, Santa Marta, Estefânia e Maternidade Alfredo da Costa. Os equipamentos devem encerrar quando forem substituídos pelo novo hospital de Lisboa Oriental, que será gerido em regime de parceria público-privado (PPP) e que deverá estar pronto em 2022.