Ministra irlandesa demite-se para evitar queda do governo
A vice-primeira-ministra da Irlanda, Frances Fitzgerald, demitiu-se, dia 28, para evitar a provável queda do governo, na sequência da moção de censura, apresentada na semana anterior pelo principal partido da oposição, Fianna Fail.
«Tomei a decisão de apresentar a minha demissão ao Taoiseach [primeiro-ministro] para evitar uma eleição geral, inoportuna e potencialmente desestabilizadora, num momento historicamente crucial», declarou Fitzgerald, aludindo às negociações entre Londres e Bruxelas sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, que põem em causa a manutenção de uma fronteira aberta, livre de alfândegas ou outras barreiras entre a Irlanda e o Reino Unido.
O líder do Fianna Fail, Michael Martin, assegurou que o seu partido não avançaria com a moção de censura caso Fitzgerald confirmasse a sua demissão.
A vice-primeira-ministra era acusada de não ter defendido e protegido, enquanto ministra da Justiça na anterior legislatura, um oficial da polícia que denunciou dezenas de casos de corrupção na instituição.