Médicos protestam na Roménia
Cerca de dez mil médicos, segundo os organizadores, participaram, dia 19, numa manifestação na capital romena, Bucareste, contra uma lei que consideram penalizar os seus rendimentos.
O diploma, aprovado em Junho passado por iniciativa do governo social-democrata e que deverá entrar em vigor em Janeiro próximo, consagra um aumento de 25 por cento dos salários no sector. Porém, prevê também a redução do pagamento das horas suplementares e períodos de prevenção para apenas 30 por cento do seu valor, ao mesmo tempo que elimina o direito a senhas de refeição.
«Anunciaram-nos um aumento dos salários, mas na prática diminuem-nos os rendimentos», segundo declarou à agência Agerpress uma jovem clínica participante no protesto promovido pelo sindicato SANITAS.