Cinco mil na abertura da Seixalíada

Arrancou no dia 23 a 34.ª edição da Seixalíada. Na inauguração dos jogos desportivos promovidos pela Câmara Municipal do Seixal em parceria com o movimento associativo, juntas de freguesia e escolas do concelho, mais de cinco mil pessoas participaram nas diversas actividades disponíveis no Jardim de Santa Marta, em Corroios.

A Seixalíada decorre até ao penúltimo fim-de-semana de Outubro sob o lema «Orgulho no Passado, Ambição no Futuro». Este ano conta com novas modalidades, casos do stand up paddle, todo o terreno 4x4, pool, BMX, matraquilhos ou skate, informa a autarquia. O desporto adaptado mantém-se como um dos pontos fortes do evento e com novas modalidades: corfebol e andebol.

Com o objectivo assumido de estimular a prática desportiva e de exercício físico de modo formal ou informal, seguindo a máxima inclusiva do desporto para todos, a Seixalíada contou, em 2016, com 216 eventos, 64 modalidades e 20235 participantes, dos quais 15585 do concelho, correspondendo a 77 por cento do total. Foram ainda realizados 191 eventos de nível local, 20 de nível regional e 5 de dimensão nacional, detalha-se no sítio da Internet da CM do Seixal.

Aposta municipal

No acto inaugural, o presidente da Câmara do seixal, Joaquim Santos, sublinhou que a Seixalíada é ímpar no panorama nacional pelo seu carácter popular e dimensão. «No Seixal pratica-se desporto durante todo o ano. Graças ao dinamismo do movimento associativo do concelho e das condições que temos em termos de equipamentos desportivos, é possível realizar actividades físicas todos os dias, incluindo ao ar livre, onde se inclui a própria Baía do Seixal que convida à prática de desportos náuticos», lembrou ainda.

De acordo com os cálculos da autarquia, só em 2016 foram atribuídos mais de 470 mil euros a 154 colectividades do movimento associativo seixalense, isto para além da comparticipação camarária na requalificação dos espaços dos clubes e associações, orçada, nos últimos anos, em cerca de 2,4 milhões de euros.

 



Mais artigos de: Nacional

Estudantes de Beja exigem melhores condições

Os alunos da Escola Secundária Diogo de Gouveia estão em luta contra o subfinanciamento no ensino e as dificuldades que provoca nas escolas. Num abaixo-assinado que já recolheu dezenas de assinaturas, dizem estar revoltados com as várias situações de turmas sobrelotadas com mais...

Bernardo Loff recebe voto de louvor

A Assembleia Municipal de Beja aprovou por aclamação o voto de louvor da CDU dirigido ao actual presidente, Bernardo Loff. A forma como desempenhou as suas funções, com «rigor exemplar» ao longo de seis mandatos, enquanto eleito da CDU, e o trabalho reconhecido por todas as...