Abono de família volta a aumentar
As famílias com crianças entre os 12 e os 36 meses começaram a receber nos últimos dias o Abono de Família actualizado em 1 de Julho para todos os escalões em vigor. Este é o segundo aumento do Abono de Família em 2017.
Em resultado da luta e devido à insistência do PCP, que viu uma sua proposta parcialmente acolhida no Orçamento do Estado para 2017, foi reposto o 4.º escalão do Abono de Família para menores até os 36 meses e procedeu-se a aumentos progressivos dos montantes a atribuir nos restantes escalões, medidas que tiveram efeito em Abril com retroactivos a Janeiro.
O aumento que entrou em vigor a 1 de Julho significa mais 18,31 euros no 1.º escalão, 15,10 euros no 2.º, 11,29 euros no 3.º e 9,45 euros no 4.º escalão. Montantes agregados e a título de exemplo, desde Janeiro as famílias cujos rendimentos se enquadram no 1.º escalão da Segurança Social passaram a receber mais 38,02 euros por mês por cada dependente com idade entre os 12 e os 36 meses.
O PCP valoriza os importantes passos que têm sido dados, designadamente pelo que representam enquanto inversão do rumo de cortes e empobrecimento imposto pelo anterior governo PSD/CDS, mas afirma a necessidade de prosseguir e aprofundar esta trajectória de valorização do Abono de Família, na sua abrangência e montantes.
O abono de família deve ser entendido como um direito de todas crianças e, por isso, o PCP continuará a intervir com vista à sua universalização e para um reforço efectivo dos seus montantes.