Por que se arma a Coreia do Norte?
O povo estado-unidense deve exigir aos seus líderes o fim da tensão com a Coreia do Norte «antes que seja demasiado tarde», afirma um analista.
Washington, e não Pyonyang, é o culpado de o mundo estar à beira de uma guerra nuclear, defende Bruce Gagnon, coordenador da Rede Global Contra as Armas e o Poder Nuclear no Espaço, para quem os constantes exercícios militares dos EUA e da Coreia do Sul às portas da Coreia do Norte obrigam este país a armar-se.
Ao canal televisivo Russia Today, aquele experto realça a superioridade militar dos EUA, que tem 6800 ogivas nucleares contra quatro dos norte-coreanos. Pelo que, explica, a intenção de Pyongyang de melhorar a sua capacidade militar, incluindo a construção de forças de dissuasão nuclear, é «uma medida defensiva» bastante compreensiva.
Gagnon lembra que os receios da Coreia do Norte não são infundados, tendo em conta a longa história de agressões militares dos EUA, de que foram as vítimas mais recentes a Jugoslávia, o Afeganistão, o Iraque, a Líbia e a Síria.