Sobral de Monte Agraço, um território de solidariedade e de integração

José Alberto Quintino

Image 23173

No próximo dia 1 de Outubro os cidadãos portugueses cumprirão o seu dever cívico de participar no mais nobre acto da democracia: escolher, através do voto, a nova composição dos órgãos autárquicos. As autarquias locais, pela sua proximidade às populações, constituem-se como as principais entidades que asseguram uma mais eficaz resposta na defesa e salvaguarda dos seus interesses. Perante problemas sociais emergentes de natureza conjuntural, em Sobral de Monte Agraço nunca abdicámos de, em contraciclo com a administração central, levar à prática um trabalho de proximidade, nas mais diversas frentes de trabalho, e muito em particular no âmbito social e na garantia da universalidade de um conjunto de serviços que contribuem para a universalidade do desenvolvimento integral dos cidadãos.
No nosso território, o movimento associativo assume-se como uma verdadeira expressão organizada da sociedade, determinante para a participação, agregação e intervenção dos cidadãos no desenvolvimento das nossas comunidades. Em Sobral de Monte Agraço, as autarquias locais têm sabido reconhecer o papel insubstituível das associações e colectividades do concelho e implementado medidas concretas que visam apoiar, valorizar e incrementar as iniciativas promovidas por estas entidades, fundamentais para a concretização de uma política de proximidade, designadamente, nas áreas culturais, recreativas e desportivas.
Na incansável busca pela melhoria da qualidade de vida dos munícipes, e na ausência de investimentos públicos a nível central, não abdicaremos de reivindicar novos projectos estruturantes que se revelem como uma mais-valia para o concelho e para a Região Oeste.
A CDU nas autarquias tem uma actuação distintiva e diferenciadora. No domínio da cultura, apostamos na fruição artística, cultural e na divulgação da informação como fator determinante para se aumentar a consciência social, individual e colectiva na construção de uma sociedade que se quer mais justa e equilibrada.
Os autarcas da CDU, com elevado sentido de responsabilidade, pelo seu rigor, seriedade política, características que lhes são reconhecidas, distinguem-se também na sua actuação, pelo forte envolvimento das populações nas decisões a tomar. As equipas que em Sobral de Monte Agraço têm assumido responsabilidades autárquicas têm recorrido a sólidos princípios de gestão e de transparência, dignificando esta magnífica conquista de Abril: o Poder Local Democrático.
Apesar das dificuldades e incongruências verificadas neste novo ciclo da vida política nacional, termino este meu breve depoimento, endereçando uma mensagem de esperança dirigida a todos que contribuem para que o concelho do Sobral seja reconhecido como um território de solidariedade e de integração.
É sabido que os equipamentos ao serviço da população, bem como as competências acometidas, por força da lei às autarquias, só podem funcionar de forma eficaz com os seus trabalhadores. Continuamos disponíveis para consolidar o nosso trabalho e, assim a nossa população queira, estaremos disponíveis para fazer ainda mais e melhor, em conjunto com todos quantos dignificam o serviço público municipal de forma empenhada.
Podem contar com Sobral de Monte Agraço para a consolidação do aprofundamento da democracia e da cidadania. Reafirmamos a natureza solidária e de proximidade à população que tem norteado a acção do serviço público municipal.
Nunca seremos demais, nesta luta de todos e para todos. Temos provas davas e com o apoio da nossa população, olhamos com confiança para o futuro do nosso concelho.




Mais artigos de: Em Foco

Distrito de Lisboa fica a ganhar com a CDU a crescer

Image 23170

Força indispensável e necessária para a defesa dos mais genuínos interesses das populações, também no distrito de Lisboa a CDU, a grande força autárquica nacional, quer continuar a avançar, acrescentando força à luta e à razão de todos os que aspiram a uma outra política, patriótica e de esquerda, no plano nacional.

O seu projecto autárquico – como a realidade e os exemplos o comprovam – distingue-se dos outros, por estar consolidada não em ideias avulsas, mas na consigna de «trabalho, honestidade e competência».

Em entrevista ao Avante!, João Ferreira e Bernardino Soares, primeiros candidatos da Coligação PCP-PEV às câmaras de Lisboa e Loures, respectivamente, falam do trabalho realizado, tanto em oposição, como à frente dos destinos de uma autarquia, e apresentam soluções e propostas para transformar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Uma ideia que se reforça nos depoimentos dos cabeças de lista da CDU aos municípios de Sobral de Monte Agraço, José Alberto Quintino, de Odivelas, Paínho Ferreira, de Oeiras, Heloísa Apolónia, Sintra, Pedro Ventura, e Vila Franca de Xira, Regina Janeiro.


«Loures ganhou credibilidade e um peso político de que estava destituído»

Depois de 12 anos de estagnação e má gestão do PS, que haviam interrompido o caminho de progresso até aí imprimido pela CDU, o Município de Loures voltou há quatro anos a retomar uma rota de desenvolvimento. Reconquistada a Câmara pela Coligação com uma equipa liderada por Bernardino Soares, os resultados não se fizeram esperar e o trabalho realizado em prol do concelho e da sua população é hoje um trunfo que dá sentido e renovada confiança à continuidade de um projecto ancorado numa sólida ligação às pessoas, na intransigente defesa do interesse público, sempre com os olhos no futuro.

A melhor garantia para Lisboa é a CDU

ALTERNATIVA O trabalho da CDU, como oposição crítica, exigente e construtiva, é reconhecido e torna seguro, firme e confiável o terreno sobre o qual estão a ser erguidos os alicerces de uma futura governação de Lisboa, confia João Ferreira, vereador e candidato a presidente da Câmara.

Queremos um futuro próspero e feliz para Vila Franca de Xira

O concelho de Vila Franca de Xira precisa da CDU! É urgente mudar o rumo. É urgente que o concelho de Vila Franca de Xira possa contar com a CDU à frente dos seus destinos. O Poder Local Democrático tem que ser respeitado. Os eleitos da CDU dão...

Odivelas: a vitória está ao alcance da CDU!

Quando assumimos como objectivo ganhar as eleições para a Câmara Municipal tínhamos plena consciência de que se nos colocaria pela frente um trabalho de enorme exigência. Iniciámos a pré-campanha em finais de Fevereiro e até...

Um projecto distintivo para Sintra

Quem vive e trabalha na área do município de Sintra conhece certamente o trabalho dos eleitos da CDU. Os eleitos da CDU estiveram e estarão com as populações nas lutas pelo emprego com direitos e contra a precariedade, pela saúde e pela...

CDU em Oeiras para marcar a diferença

Estar entre as pessoas é umas das características do trabalho dos eleitos da CDU. Não há outra forma de melhor compreender os problemas com que as populações se confrontam, nem de ter uma profunda consciência sobre as suas...