Renovado compromisso com as causas da comunidade de Alvito
A minha candidatura à Câmara Municipal de Alvito decorre do projecto da CDU para as autárquicas de 2017. Destaco a renovação das listas e a participação de um grande número de jovens e de mulheres. Ao recandidatar-me à Câmara, faço-o com a mesma disponibilidade e orientação com que o fiz em 2013. Renovo o compromisso com o serviço público e as causas da comunidade, tendo no horizonte o bem comum e a defesa do direito de todos à diferença, o olhar para os outros como para mim, convocar pelo exemplo e ser um igual entre iguais.
Prezo os valores do 25 de Abril e do humanismo, a liberdade, a honra e a lealdade. Progresso, inovação, ousadia, igualdade, razão e solidariedade são princípios e valores que orientam a minha acção quotidiana. O trabalho, o empenho e a dedicação são referências que cultivo e sou um convicto defensor da transparência governativa e do aprofundamento da participação dos cidadãos na vida pública e na política.
Há quatro anos apresentei-me aos eleitores com um compromisso de lealdade, trabalho, dedicação e comprometimento com a defesa dos interesses destas comunidades. Eleito, assumi esses propósitos como linha condutora. Ao longo deste mandato procurei nunca perder de vista o serviço público, comprometendo-me com o princípio de servir, de exercer o cargo consciente da sua temporalidade, de uma responsabilidade delegada pela comunidade e acrescida na gestão, por se tratar de um bem que está acima do indivíduo, pelo que a minha acção só encontra justificação no bem comum.
O programa eleitoral que vamos apresentar resultará do debate alargado em torno de um conjunto de linhas orientadoras, nomeadamente os desafios e as exigências da demografia, do território, do desemprego, da solidão e isolamento dos idosos, da promoção das nossas escolas e da excelência da formação das nossas crianças e jovens, da solidariedade para com os mais frágeis, da dinamização da economia local, da atracção de investimento gerador de emprego, da criação de eventos dinamizadores do turismo, da requalificação e atenção permanente às nossa vilas, monumentos e espaços verdes.
A educação é um sector prioritário da nossa actuação. É inquestionável o seu contributo para a qualidade de vida de todos, isto sem esquecer que representa aproximadamente cem postos de trabalho no concelho. Vamos continuar a apostar na qualidade e fazer das nossas escolas centros de excelência.
A participação dos cidadãos na vida da comunidade constitui outra área que merece atenção redobrada. Urge definir mecanismos de aprofundamento da democracia directa e participativa, da revitalização da participação crítica no poder local, na criação de mecanismos informais de aproximação do poder aos cidadãos.
A concretização destas intenções precisa de todos, também dos trabalhadores da Câmara que, afinal, fazem parte activa do processo e continuarão a merecer a nossa melhor atenção na perspectiva da sua valorização pessoal e profissional.
Acredito no concelho, confio no potencial do todo que somos nós, as pessoas, e as pessoas são o que importa, e nós somos Alvito e Vila Nova.