Compreender para transformar

Image 23037

Compreender o mundo que nos rodeia, em todas as suas expressões, é essencial para o transformar. Na Festa são muitos os espaços e as iniciativas onde se pode aprender e debater as mais diversas questões, da política nacional à situação internacional, da ciência às artes e à literatura.

No Espaço Central, local privilegiado para conhecer o PCP, a sua intervenção e propostas, decorrerão mais de uma dezena de debates sobre temas da actualidade nacional, com natural destaque para a afirmação da CDU e do seu projecto de Trabalho, Honestidade e Competência e a intervenção na batalha eleitoral de 1 de Outubro. A exposição Socialismo, Exigência da Actualidade e do Futuro evocará o centenário da Revolução de Outubro, acontecimento maior do processo de emancipação dos trabalhadores e dos povos. Música, Povo e Luta é o título da outra exposição patente no Espaço Central, construída com base na colecção de instrumentos populares portugueses de Lousã Henriques.

O Café da Amizade, a Loja da Festa e o CineAvante são outros pontos de interesse do Espaço Central, onde é também possível conversar com dirigentes e eleitos do PCP, no espaço Adere ao PCP, e tomar contacto com o Avante!, tanto na sua versão actual como conhecendo como era impresso durante a ditadura, no prelo que uma vez mais aí estará instalado.

No espaço das Artes Plásticas decorre a 20.ª Bienal, uma vez mais aberta a todas as obras de todas e disciplinas artísticas, nomeadamente o desenho, a pintura, a escultura, a gravura, a fotografia e o vídeo. O concurso registou a participação de cerca de 120 concorrentes, nacionais e estrangeiros, nomeadamente da Colômbia, Brasil e Espanha, e mais de 200 obras, das quais foram seleccionadas 80, de 66 autores, que serão expostas durante os três dias da Festa.

Paralelamente à Bienal, há uma exposição de José Araújo, desenhador e gráfico cujas colagens-desenhos remetem para a abordagem estética e plástica do informalismo, ao mesmo tempo que o seu conteúdo nos revela a intensa e profunda reflexão que o artista desenvolveu em torno das suas preocupações acerca do mundo e da arte.

 

O mundo na Festa

Com o lema Democracia, Progresso, Paz e Socialismo – A luta Continua!, o Espaço Internacional expressa uma vez mais a solidariedade e cooperação internacionalistas, dando a oportunidade aos visitantes da Festa de conviverem com dezenas de partidos comunistas e forças progressistas de todos os pontos do globo. Assim se descobre ou confirma as riquezas de cada um dos países – o artesanato, as cores, os sons, os odores e os sabores – e as suas lutas pela liberdade, a soberania, a justiça, o progresso e os direitos, contra a exploração e a opressão, pelo socialismo.
Cem anos após a Revolução que «abalou o mundo», o Espaço Internacional lembra os seus avanços e conquistas, ao mesmo tempo que dá voz à luta e resistência dos povos, hoje. Como sempre, em diversos debates as várias organizações trazem testemunhos do sofrimento e horror por que passam os seus povos, mas também da luta sem tréguas que travam e das vitórias e avanços que alcançam. Os momentos político-culturais mostrarão a diversidade cultural que povoa este espaço da Festa, onde artistas com diferentes estilos e percursos darão corpo ao que de mais valioso tem um povo, a sua cultura. Não poderiam faltar os momentos de solidariedade internacionalista, celebrando vitórias ou dando força às lutas, sempre com a paz e a liberdade no horizonte.

 

Ciência e literatura

Mar – património e potencialidades é o lema do Espaço Ciência, que inclui uma exposição central com elevado rigor científico e actualidade e proporciona a oportunidade para reflectir, debater e perspectivar sobre áreas do conhecimento próprias das ciências naturais e sociais. Na exposição sistematiza-se aspectos como o contexto histórico, cultural e social, o enquadramento científico, os recursos marítimos, as potencialidades e oportunidades, o desenvolvimento regional e nacional, as decisões políticas e as propostas do PCP.
As observações, demonstrações e experiências conduzidas por especialistas, a relação da ciência com as várias formas de arte e o espaço Criança são algumas das atracções que o Espaço Ciência oferece ao visitante, seja este mero curioso ou especialista. Haverá ainda debates subordinados às várias perspectivas relacionadas com a temática.

Este ano, como sempre sucede, há muitas e boas razões para visitar a Festa do Livro. Há quem vá em busca das últimas novidades, como o oitavo tomo de O Capital, de Karl Marx (que completa assim a sua edição), a antologia A Grande Revolução Socialista de Outubro, de VI Lénine, a edição comemorativa de Dez Dias Que Abalaram o Mundo, de John Reed, ou a antologia de textos de Álvaro Cunhal sobre Lénine, a Revolução de Outubro e a URSS. Outros querem assistir às sessões de apresentação e aos debates e conversas com vários autores. Já os mais novos vão seguramente divertir-se com a animação da Festinha do Livro – todos poderão aproveitar a grande diversidade de livros, com dezenas de editoras e milhares de títulos, com descontos e promoções, que fazem com que a Festa do Livro seja, como sempre, uma visita obrigatória na Festa.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Os artistas

Amparanóia (Espanha)Amparanóia é o projecto musical de Amparo Sánchez, uma das vozes mais típicas de Espanha. A paranóia de Amparo é a música e os seus discos dão-nos a impressão de penetrar nas músicas do mundo. A...

Compra já a tua EP

A Entrada Permanente (EP), que dá acesso aos três dias da Festa do Avante! e a todos os espectáculos, debates e demais iniciativas que aí se realizam, pode ser adquirida nos Centros de Trabalho do PCP, na Ticketline e nos locais habituais. A sua compra antecipada...

Tão fácil e cómodo usufruir da Festa

Tal como o terreno da Festa, também as condições de acesso e estadia e os serviços à disposição dos visitantes não cessam de melhorar ano após ano. Ao nível das acessibilidades, transportes e estacionamento são...

Há lugar para todos

O País estará uma vez mais na Festa do Avante!, com os seus sabores, cores, sonoridades, tradições e lutas, nos espaços das organizações regionais do Partido. A alegria, o convívio, a gastronomia e o artesanato são...

Muito para fazer e descobrir

No que concerne à música, a Festa do Avante! é muito mais do que os espectáculos com artistas consagrados, nacionais e estrangeiros, que se realizam nos dois recintos principais, o Palco 25 de Abril e o Auditório 1.º de Maio (que tem este ano uma nova...

Projecto, luta e proposta

No domingo, 3 de Setembro, às 18 horas, realiza-se o grande comício da Festa do Avante!, no Palco 25 de Abril. Participam o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, o membro da Comissão Política e director do Avante!, Manuel Rodrigues, e...