Turquia reitera apoio ao Qatar
O presidente da Turquia reiterou o apoio ao Qatar e rejeitou as exigências que quatro países árabes apresentaram para normalizar as relações com Doha.
Uma das exigências, a do fecho da base militar turca, é «uma violação da soberania do Qatar» e «uma falta de respeito pela Turquia», considerou Recep Erdogan, citado pela agência turca Anadolu.
Arábia Saudita, Egipto, Barein e Emirados Árabes Unidos fizeram chegar às autoridades qataris uma lista de exigências – quase um ultimato – para pôr fim ao conflito político que os opõe ao pequeno emirado. Exigem ao Qatar, entre outras medidas, que corte relações diplomáticas com o Irão, encerre a base militar turca, entregue as pessoas que aqueles países designam de terroristas e encerre o canal de televisão Al Jazeera.
A 5 de Junho, os quatro estados romperam as relações com o Qatar, acusando-o de «apoiar o terrorismo». Foram apoiados pelos Estados Unidos mas Doha considera injustificado o bloqueio diplomático e inviáveis as condições exigidas para o levantar.