Breves
Sobral de Monte Agraço
Dia 17, na Praceta 25 de Abril, a CDU apresentou os seus cabeças de lista à Assembleia Municipal e Freguesia de Sobral de Monte Agraço, respectivamente, Júlio Rodrigues e José António Henriques, assim como às freguesias de Santo Quintino, Pedro Baeta, e de Sapataria, Rui Ferreira. A iniciativa contou ainda com a presença dos mandatário António Lopes Bogalho (concelhio), Joaquim Serreira (Santo Quintino), Álvaro Pipa Correia (Sobral de Monte Agraço) e Aprígio Simões (Sapataria). José Alberto Quintino é o primeiro na lista à Câmara Municipal.
Pinhel
Joaquim Luís Ferreira (64 anos, advogado, do PCP) e Mário Martins (74 anos, técnico do IEFP aposentado, independente) são os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Pinhel, respectivamente.
Fornos
O cabeça de lista da CDU à Assembleia de Freguesia de Fornos, Santa Maria da Feira, é Manuel Soares da Silva, empresário da construção civil, 55 anos. O candidato, independente, é membro da Assembleia de Freguesia de Fornos e integra o Grupo de Cavaquinhos S. Salvador de Fornos e a Associação Ambientalista Ribeira da Lage, tendo sido activista de vários outros grupos e associações.
Ferro
João Mendes Duarte é o primeiro candidato da lista da CDU à Freguesia do Ferro, Covilhã. O membro da Comissão Concelhia da Covilhã do PCP tem 57 anos e é operário da construção civil.
Alcanena
Dia 8, a CDU deu a conhecer que os seus primeiros candidatos à Câmara e Assembleia municipais de Alcanena são Carla Pereira (35 anos, comerciante, do PCP) e Ivo Monteiro dos Santos (44 anos, operador principal de portagem, do PCP), respectivamente.
Palmela
A CDU vai realizar, em Julho, um conjunto de iniciativas de contacto e debate sobre diversas áreas de intervenção autárquica, com o objectivo de continuar a construir o seu programa eleitoral/compromisso para os próximos quatro anos no concelho de Palmela. A recolha de contributos iniciou-se nas festas populares de Pinhal Novo com um inquérito que também pode ser preenchido e consultado na página em https://www.facebook.com/cdupalmela2013/?fref=ts.
Mourão
Cristina Candeias, licenciada em Psicologia e militante do PCP, é a cabeça de lista da CDU à Câmara de Mourão.
Dia 10, no Cine-Teatro, a candidata – com um papel destacado no movimento de cidadãos em defesa de mais médicos para o concelho – salientou que integra uma equipa «empenhada em trabalhar para devolver aos mouranenses uma Câmara Municipal que sirva os interesses da população de todo o concelho e não só alguns, como faz o PS».
Na acção, onde foram divulgados os primeiros candidatos às juntas de freguesia de Mourão, da Aldeia da Luz e o mandatário concelhio, interveio também João Oliveira, da Comissão Política do Comité Central e presidente do Grupo Parlamentar do PCP, que salientou a «importância» de um bom resultado da CDU nas próximas eleições.
Vendas Novas
A CDU anunciou que Clarisse Fernandes, 46 anos, é a cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal (AM) de Vendas Novas. A contabilista, área onde tem uma grande experiência profissional e onde trabalha há vários anos, foi, entre 1993 e 2005, candidata à AM e integrou a lista da CDU à Câmara Municipal, em 2005 e 2009.
Clarisse Fernandes tem ligação ao movimento associativo do concelho sendo sócia de várias associações do concelho de Vendas Nonas, como a Casa do Benfica, os Dadores Benévolos de Sangue, a Casa do Povo e a Santa Casa da Misericórdia.
Penalva do Castelo
Mafalda Vilariques – 43 anos, técnica de informática, militante do PCP – é a cabeça de lista da CDU à Câmara de Penalva do Castelo. É membro da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do concelho, do Conselho Nacional do MDM e da Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP.
No dia 16, foi ainda apresentada Isabel Nogueira, 60 anos, professora, independente, como a primeira candidata da Coligação PCP-PEV à Assembleia Municipal. Integra o núcleo de Viseu do MDM e do CPPC.
Mértola e Alcoutim
No dia 10, teve lugar, na Ribeira do Vascão, um convívio promovido pelas comissões concelhias de Mértola e Alcoutim do PCP. Na iniciativa intervieram os cabeças de lista da CDU às autarquias de Alcoutim, Mário Nunes, e Mértola, Orlando Pereira.
Paredes
A CDU iniciou, na passada semana, uma acção de contacto com a população do concelho de Paredes, dando a conhecer que foi por proposta do PCP que o Orçamento do Estado contemplou a redução da taxa máxima do IMI, medida que permitiu um ganho significativo nos orçamentos de milhares de agregados familiares.
Na iniciativa, os eleitos, candidatos e activistas da Coligação PCP-PEV prometem ainda continuar a intervir, no concelho e na Assembleia da República, por uma política fiscal mais justa.
Gaia
No dia 10, uma delegação da CDU – com Serafim Neves, eleito na Assembleia Municipal de Gaia, e candidatos às freguesias de Canelas, Pedroso e Perosinho – realizou um passeio pedonal pela Serra de Negrelo. Na visita foram avistadas vastas zonas sem qualquer árvore, deposição de lixos e detritos em diversos locais, fábricas desactivadas em estado avançado de degradação e a presença de uma enorme carga térmica que é urgente solucionar através da limpeza da mata.
Para aquela zona, a CDU defende a criação de acessos e prevenção contra os fogos florestais; realizar em articulação com o parque biológico o levantamento de toda a sua fauna e flora; suprimir as lixeiras, com limpeza, reflorestação e implantação de vegetação nova; criação de um anfiteatro «natural» nas pedreiras, para actividades culturais e pedagógicas; proporcionar à população a fruição da natureza e o desporto ao ar livre.
Estarreja
Filomena Tavares e Catarina Almeida, primeiras candidatas da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Estarreja, respectivamente, divulgaram durante vários dias, à porta das escolas do concelho, as propostas do PCP, aprovadas na Assembleia da República, para o aumento do abono de família. Defenderam ainda mais apoios para as crianças.
Lagos
Dia 7, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Lagos, respectivamente, Ana Paula Viana e José Manuel Freire, visitaram a povoação de Barão de S. João. Na acção, os candidatos, acompanhados por activistas da Coligação PCP-PEV, reafirmaram o compromisso de lutar pela reposição daquela freguesia extinta pelo anterior governo.