Aveirobus em greve

A grande maioria dos trabalhadores da Aveirobus, marca do grupo francês Transdev, fez greve no dia 12, informou a Fectrans/CGTP-IN, assinalando que a luta decorreu «mais uma vez, num quadro de forte unidade e organização». Em Maio, tinham já ocorrido seis dias de greves de três horas, também com adesão praticamente total.

A federação explicou que a empresa ETAC impõe uma amplitude de disponibilidade dos trabalhadores que pode atingir as 12 horas, mas os trabalhadores apenas recebem oito horas. Por outro lado, é uma raridade ser respeitado o intervalo mínimo de 11 horas entre dois períodos de trabalho, exigido no contrato colectivo e no Código do Trabalho.

Como a Autoridade para as Condições do Trabalho não reagiu à comunicação destas situações, feita a 18 de Maio, no plenário realizado a meio da manhã, com a participação do Secretário-geral da CGTP-IN, os trabalhadores decidiram ir à delegação da ACT renovar as queixas.

A manifestar solidariedade aos trabalhadores da Aveirobus, esteve na empresa, de manhã, uma delegação da CDU, de que fizeram parte Miguel Viegas (deputado ao Parlamento Europeu e candidato à CM Aveiro) e Filipe Guerra (candidato à Assembleia Municipal).

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Lutas nas empresas com resultados à vista

NEGOCIAÇÃO Com firmeza na luta, os trabalhadores da Tegopi alcançaram uma importante valorização salarial e a APED avançou com uma contraproposta para a carreira dos operadores de armazém.

Professores em plenários preparam greve de dia 21

INTERRUPÇÃO Caso não sejam retomadas as negociações ou o Ministério da Educação nada avance de concreto, haverá greve a 21 de Junho, com ou sem imposição de serviços mínimos, assegura a Fenprof.

Greves na Valorsul e Amarsul

Para hoje e sexta-feira, os sindicatos da CGTP-IN convocaram greves de 24 horas nas duas maiores empresas de tratamento e valorização de resíduos, a Valorsul e a Amarsul, que servem, respectivamente, 19 municípios dos distritos de Lisboa, Leiria e Santarém e nove municípios do...

Semana de luta pela EMEF

Os trabalhadores da EMEF iniciam na segunda-feira, 19, uma semana nacional de luta, que inclui a realização de greves de três horas ou duas horas e meia, entre terça e sexta-feira. No primeiro dia, os deputados de cada distrito são convidados a visitar as oficinas em Guifões,...