Estado quer classificar elevador da Glória
A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) pretende que o Ascensor da Glória e o meio urbano que o envolve, em Lisboa, sejam classificados como Zona Especial de Protecção.
Segundo anúncio publicado, dia 12, em Diário da República, a DGPC pretende que o Ascensor da Glória, já classificado em 2002 como Monumento Nacional, e o meio urbano que o envolve sejam definidos como «conjunto de interesse nacional/monumento nacional» e que haja a «fixação da Zona Especial de Protecção do Ascensor da Glória e meio urbano que o envolve e do Palácio Foz, classificado como Imóvel de Interesse Público».
Além do projecto para a zona do Ascensor da Glória, a DGPC propôs «a classificação como Monumento de Interesse Público» de um imóvel na Praça Duque de Saldanha e de outro na Avenida da República, na freguesia das Avenidas Novas.
Outra das propostas da DGPC refere-se à Igreja e antigo Convento de Nossa Senhora da Boa Hora, no Largo da Boa Hora, na freguesia lisboeta da Ajuda, para que seja considerada como Zona Especial de Protecção.