Vasco Gonçalves

No dia 2 de Junho, ao final da manhã, no cemitério do Alto de São João, em Lisboa, teve lugar a exumação dos restos mortais do general Vasco Gonçalves, que ficam depositados na Cripta dos Combatentes.

A cerimónia simbólica contou com a presença de Maria João Gonçalves e Vítor Gonçalves, filhos de Vasco Gonçalves, e de Vasco Gonçalves Laranjeira, neto do general, e teve a participação de mais algumas dezenas de pessoas, entre as quais estiveram dirigentes da Liga dos Combatentes, que organizou o acto, da Associação 25 de Abril e da Associação Conquistas da Revolução. Carlos Gonçalves, membro da Comissão Política do Comité Central, representou o PCP.

Destacado membro do Movimento das Forças Armadas, Vasco Gonçalves foi primeiro-ministro dos II, III, IV e V governos provisórios, de Julho de 1974 a Setembro de 1975, período em que ocorreram as transformações mais importantes da revolução portuguesa iniciada em 25 de Abril de 1974.



Mais artigos de: Nacional

Vitivinicultores durienses exigem respostas

Os pequenos e médios produtores vinícolas do Douro estão a ser prejudicados no acesso aos programas de reestruturação e recuperação de vinhas (VITIS) e de Desenvolvimento Rural 2020 (comunitário). O Ministério da Agricultura (MA) favorece deliberadamente os...

Jogos do Futuro exaltam valores nobres do desporto

Entre os dias 2 e 4 decorreram os «Jogos do Futuro», grande iniciativa desportiva organizada pelas nove câmaras municipais da Península de Setúbal, a Associação de Municípios da Região de Setúbal e o Desporto Escolar, em...