Cultura, desporto e convívio integram o projecto do PCP

CONVÍVIO Em Almada e no distrito do Porto, o PCP promoveu iniciativas culturais, desportivas e de convívio, onde para além de se promover a confraternização entre comunistas e amigos se afirmou o projecto do Partido.

Ao promover o convívio o PCP alarga a sua influência

Image 22855

Entre sexta-feira e domingo realizou-se em Almada mais uma edição da Festa da Amizade, promovida pela Organização Concelhia do PCP, que contou uma vez mais com um vasto programa de espectáculos, debates e intervenção política e com alegres momentos de convívio, interrompidos apenas na tarde de domingo pela forte chuva que caiu e que obrigou ao cancelamento das últimas actuações. Apesar disso, a Festa da Amizade constituiu uma vez mais um importante momento de afirmação do Partido no concelho.

A abrir, um desfile percorreu as ruas do centro da cidade, afirmando a política alternativa patriótica e de esquerda que o PCP propõe e apontando a intensificação e alargamento da luta de massas como factor decisivo para a sua concretização. Na tarde de sábado, o comício contou com as intervenções de Fernanda Mateus, da Comissão Política, do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Judas, e de um representante da JCP, cujos militantes se destacaram ao longo dos três dias pela sua forma responsável e empenhada como cumpriram as suas tarefas e pela alegria e entusiasmo que colocaram nos momentos de convívio.

Em ano de eleições autárquicas, e num concelho em que a CDU é a força determinante no poder local – com maioria na Câmara e na Assembleia municipais e em quatro das cinco juntas de freguesia – a afirmação dos primeiros candidatos (os únicos já apresentados), da obra e do projecto da Coligação Democrática Unitária esteve em destaque na programação. Também o centenário da Revolução Socialista de Outubro, evocada numa exposição patente no recinto e num debate, foi um dos temas centrais da iniciativa.

Convívio e desporto a Norte

Dias antes teve lugar, em ambiente de festa, o terceiro Encontro de Reformados, Pensionistas e Idosos da cidade do Porto do PCP, nos Jardins do Palácio de Cristal. Mais de uma centena de participantes tiveram, então, oportunidade de aceder a «momentos culturais de forma livre e gratuita», como referiu Ilda Figueiredo, candidata da CDU à Câmara Municipal do Porto, numa intervenção realizada na iniciativa.

A dirigente comunista referia-se, assim, às condições de vida dignas a que todos têm direito, desde as crianças aos mais velhos, criticando as opções políticas seguidas tanto pelos sucessivos governos de PS, PSD e CDS como pelo executivo municipal, dirigido por Rui Moreira, que tem contribuído para a destruição de serviços públicos na cidade do Porto e para a desertificação da cidade. Colocando a necessidade de também esta camada da população dar seguimento à luta por melhores condições de vida, Ilda Figueiredo valorizou o papel do PCP nesta nova fase da vida política nacional em que, com a sua intervenção, mostrou que é possível aumentar reformas e pensões.

O encontro contou ainda com momentos de ginástica, música e jogos populares e com um posto de enfermagem onde os participantes puderam realizar alguns simples exames de diagnóstico.

No dia 20, iniciou-se o torneio de Futsal «Não fiques fora de jogo! Luta pelos teus direitos!», organizado pelos Sectores Profissionais e Grandes Empresas da Organização Regional do Porto do PCP, no Pavilhão Municipal do Castêlo da Maia. Esta iniciativa inédita no distrito tem, na sua génese, o intuito de incentivar a prática desportiva, em paralelo com o fortalecimento dos laços de camaradagem e fraternidade entre trabalhadores de diversas empresas do distrito. Nesta primeira edição participaram mais de 40 trabalhadores das empresas Inapal Plásticos, STCP, Petrogal e Brisa. Com os jogos iniciais já cumpridos, as equipas defrontar-se-ão ainda durante o mês de Junho, com a finalíssima do torneio a realizar-se no dia 17 de Junho, no Pavilhão de Águas Santas, Maia.




Mais artigos de: PCP

Faleceu Miguel Urbano Rodrigues

Faleceu no sábado, aos 91 anos, Miguel Urbano Rodrigues, «reconhecido jornalista e escritor com percurso de intervenção política em Portugal e no estrangeiro, antes e depois do 25 de Abril, ao longo de muitas décadas», militante do PCP desde 1964,...

Reforçar a unidade e a luta para recuperar o sector ferroviário

A reunião nacional de quadros ferroviários do PCP, realizada no dia 27 no Entroncamento, reuniu quatro dezenas de comunistas de todas as regiões que discutiram a situação no sector e o processo de destruição, pulverização e privatização que tem...