As mulheres e a deficiência

Realizam-se no próximo dia 31 de Maio, a partir das 10h00, no Auditório do Edifício Sede do Poder Local do Feijó, no concelho de Almada, as primeiras jornadas subordinadas ao tema «As mulheres e deficiência – violência e discriminações vs direitos». A iniciativa, insere-se I Semana Social – Almada Somos Nós, organizada pela Câmara Municipal de Almada, e é promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM) com financiamento da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Em nota à comunicação social, o MDM informa que a entrada é livre mas a inscrição é obrigatória. Ao longo de todo o dia decorrem três painéis: Inclusão e participação das mulheres com deficiência e o exercício de direitos; Violências e discriminações das mulheres com deficiência; Sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos das mulheres com deficiência.

Nas jornadas vão estar presentes a Secretária de Estado da Inclusão e das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e a Presidente da CIG, Teresa Fragoso.

«A violência contra as mulheres constitui crime e uma violação dos direitos humanos. Segundo dados do relatório do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (2014) uma em cada duas mulheres com deficiência é vítima de violência (inclusive abuso sexual)», recorda ainda o Movimento.

 



Mais artigos de: Nacional

Mobilidade em Gaia

A CDU realizou uma jornada de contacto com a população de Vila Nova de Gaia para afirmar uma política de mobilidade para os gaienses «que promova a coesão territorial e reduza o brutal peso que o preço dos transportes constitui nos orçamentos familiares». Na...

CPPC realizou concertos pela paz

O Conselho Português para a Paz e a Cooperação promoveu no dia 19, simultaneamente em Coimbra e Viana do Castelo, dois concertos pela paz, apoiados pelos respectivos municípios. O primeiro, ocorrido na antiga Igreja do Convento de São Francisco, excelentemente recuperada, contou com a...