Corbyn promete nacionalizações no Reino Unido
Jeremy Corbyn, líder dos trabalhistas britânicos, apresentou, dia 16, o seu programa para as legislativas de 8 de Junho, que prevê fortes subidas de impostos para os mais ricos e para os lucros das empresas (de 19% para 26%), com o fim de financiar um vasto plano de investimento público.
Os trabalhistas pretendem obter uma receita suplementar de 50 mil milhões de libras (50 mil milhões de euros) para aplicar na Saúde e Educação, na construção de habitação social, em melhorias salariais dos funcionários públicos e na eliminação das propinas universitárias.
O programa anuncia igualmente a intenção de nacionalizar os caminhos-de-ferro, o serviço postal, o abastecimento de água e partes da indústria energética.
Trata-se de «bens e serviços que foram subtraídos ao controlo democrático através da privatização», assinala o documento que aponta o aumento dos preços e a degradação da qualidade, considerando que a «titularidade pública beneficiará os consumidores».
O Partido Trabalhista reitera a aceitação do resultado do referendo sobre a saída do país da União Europeia, defendendo um papel relevante no parlamento nas negociações, com vista ao alcance de um acordo e de uma «nova e estreita relação com a UE», que favoreça o emprego e os direitos dos trabalhadores.