Tribunal grego considera ilegais cortes nas pensões

O Tri­bunal de Contas da Grécia con­si­dera que os cortes adi­ci­o­nais nas pen­sões acor­dados pelo go­verno de Alexis Tsi­pras com a troika são in­cons­ti­tu­ci­o­nais e con­trá­rios à Con­venção Eu­ro­peia dos Di­reitos Hu­manos.

Se­gundo a im­prensa grega, ci­tada pela agência EFE, em causa está o pa­cote de me­didas que será vo­tado hoje, quinta-feira, 18, no par­la­mento de Atenas, como con­tra­par­tida do de­sem­bolso de cerca de sete mil mi­lhões de euros, no âm­bito do ter­ceiro res­gate fi­nan­ceiro.

Para além do corte nas pen­sões a partir de 2019, estão pre­vistos agra­va­mentos fis­cais e mais de 80 me­didas de ín­dole di­versa, que visam o au­mento da re­ceita e a re­dução da des­pesa do Es­tado. Os prin­ci­pais sin­di­catos ti­nham con­vo­cado para ontem uma greve geral no país.



Mais artigos de: Breves Europa

Conservadores rompem coligação na Áustria

O novo líder dos democratas-cristãos austríacos (OPV), Sebastian Kurz, eleito dia 14, anunciou que o seu partido vai pedir eleições antecipadas, pondo fim à coligação com os sociais-democratas. Os conservadores, que governam em coligação o...

BT despede milhares

A empresa britânica de telecomunicações British Telecom (BT) apresentou, dia 11, um plano de reestruturação que prevê a supressão de quatro mil postos de trabalho em todo o mundo nos próximos dois anos. Em comunicado, citado pela agência EFE, a empresa...