Malta antecipa eleições devido a escândalo fiscal
O primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, decidiu pedir a convocação de eleições antecipadas para dia 3 de Junho, na sequência de um escândalo que implica a sua esposa em vários negócios em paraísos fiscais, revelados pela investigação «Papéis do Panamá».
Para além da esposa de Muscat, vários membros do governo são mencionados nos «papéis» como detentores de contas ou negócios em paraísos fiscais. As autoridades já abriram um inquérito, mas é pouco provável que se conheça os resultados antes do sufrágio.
Muscat nega as acusações, mas afirma que não quer provocar instabilidade no país, tendo por isso solicitado a dissolução do parlamento à presidente Marie-Louise Coleiro Preca.
As sondagens indicam que o Partido Trabalhista, no poder, poderá renovar o mandato, dado que mantém uma vantagem de quatro pontos sobre o Partido Nacionalista, principal formação da oposição.