Sesimbra reduz dívida e investe na qualidade de vida

GESTÃO DE RIGOR Em 2016, a dívida global da Câmara de Sesimbra voltou a baixar, atingindo o valor de 21,2 milhões de euros, uma redução de aproximadamente 3,5 milhões em relação ao final de 2015.

Melhoria da qualidade de vida em todo o concelho

Image 22646

 

Esta é uma das principais conclusões do Relatório de Gestão, Inventário de Todos os Bens, Direitos e Obrigações Patrimoniais e Respectiva Avaliação e Prestação de Contas 2016, aprovado no final de Março pela Câmara Municipal, com quatro votos a favor, da CDU e PSD, e dois votos contra, do PS. O documento foi, depois, enviado para aprovação da Assembleia Municipal.

A dívida da autarquia verificada no final do último ano vem confirmar a tendência de descida que se tem acentuado especialmente desde 2012, quando se cifrou em 34,9 milhões de euros. Significa isto que no espaço de quatro anos se assistiu a uma diminuição na ordem dos 13,7 milhões de euros, ou seja, quase 40 por cento.

Os excelentes resultados alcançados devem-se, em grande parte, ao rigor nas contas, e assumem maior relevância por se terem verificado numa conjuntura económica bastante difícil e de grandes constrangimentos financeiros, e num período de forte investimento autárquico, principalmente nas áreas do saneamento, requalificação urbana, valorização do património, abastecimento, educação, habitação e acessibilidades, que se revelaram determinantes para a melhoria da qualidade de vida em todo o concelho.

Para além da trajectória descendente da dívida, a autarquia voltou a ter um resultado líquido positivo, desta feita de aproximadamente 1,8 milhões de euros, reconquistando assim uma maior independência financeira, e manteve o prazo médio de pagamentos a fornecedores abaixo dos 90 dias, fundamental para a melhoria da tesouraria das empresas.

De destacar ainda o grau de execução, quer das receitas, quer das despesas, que atingiu valores próximos dos 85 por cento, o grau de execução das Grandes Opções do Plano, que superou os 70 por cento e o investimento pago, que ficou acima dos cinco milhões de euros.

A Câmara de Sesimbra promete continuar a manter o rigor financeiro nos próximos anos, que devem voltar a ser muito exigentes em matéria de investimentos em diversas áreas.

Encerramento da Estação dos CTT

No dia 5 de Abril, a Câmara de Sesimbra aprovou, por unanimidade, uma tomada de posição sobre o encerramento da Estação dos CTT de Sesimbra.

Para a autarquia, o encerramento deste balcão representa uma diminuição significativa das condições de um serviço público essencial, sobretudo para a população mais idosa. «Não faz sentido que se proceda ao encerramento do balcão localizado na vila de Sesimbra, sede do concelho, onde se regista um crescimento económico acima da média nos últimos anos, sobretudo ligado ao sector do turismo e das pescas, e onde existe uma enorme percentagem de população idosa que recorre com frequência a este balcão para levantar as suas reformas, por exemplo», refere o documento. Na tomada de posição lembra-se ainda que o espaço encerrado foi vendido pela Câmara Municipal aos CTT «a um valor muito inferior ao valor de mercado por se tratar da instalação de um serviço público considerado essencial à população».




Mais artigos de: Nacional

Grândola com mais investimentos

Em Grândola, no período de três anos, a autarquia reduziu a dívida em 30 por cento, «fazendo contenção de despesa, reformulando a estrutura dos serviços da Câmara, fazendo poupanças e procurando ir rentabilizando os próprios serviços que...

«A Caixa é do povo, não pode encerrar»

Na quinta-feira, 27, população e autarcas da região de Setúbal manifestaram-se em frente à sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, em protesto contra o encerramento de cinco agências no distrito. A acção contou...

Festa da Vitória e da Paz

No domingo, dia 7 de Maio, a partir das 12h00, a Associação Iúri Gagárin e a Associação Chance+ realizam em Lisboa, junto à Fonte Luminosa, a comemoração do Dia da Vitória (9 de Maio de 1945), com uma festa que pretende também estimular um maior...