«A Caixa é do povo, não pode encerrar»
Na quinta-feira, 27, população e autarcas da região de Setúbal manifestaram-se em frente à sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, em protesto contra o encerramento de cinco agências no distrito.
A acção contou com a presença de Miguel Tiago, deputado à Assembleia da República, que manifestou solidariedade do PCP com aquela causa.
A CGD prevê encerrar 61 agências, sendo 18 na área da Grande Lisboa, 15 a Norte, 15 a Sul e nas regiões autónomas e 13 na zona Centro, segundo a lista revista divulgada em Março.
Peniche
No mesmo dia, a Assembleia Municipal de Peniche aprovou por unanimidade uma moção contra o encerramento do balcão da CGD de Atouguia da Baleia. No documento, apresentado pela CDU, aquele órgão «manifesta a sua indignação» e «oposição ao encerramento» da agência e exige a «reversão da decisão».
Para os eleitos, o encerramento «é um ataque ao desenvolvimento económico e um desrespeito aos clientes da CGD», trazendo «dificuldades acrescidas aos cidadãos com menos recursos, com dificuldades de mobilidade e de transporte».