Alemanha poupa milhares de milhões em juros da dívida

O governo alemão poupou cerca de 145 700 milhões de euros em juros da dívida em relação às suas previsões orçamentais, entre 2008 e 2016.

A informação foi prestada pelo Ministério das Finanças em resposta a uma interpelação parlamentar do grupo os Verdes no Bundestag (câmara baixa), segundo noticiou a imprensa dia 20.

Nos nove exercícios entre 2008 e 2016, o governo tinha previsto gastar um total de 416 200 milhões de euros em pagamentos de juros da dívida, mas acabou por gastar apenas 270 500 milhões de euros.

No ano passado estava previsto um desembolso de 41 200 milhões de euros, mas só foram utilizados 17 500 milhões de euros para o serviço da dívida, ou seja pouco mais do dobro do que o Estado português teve de pagar.

A Alemanha tem sido assim o principal beneficiário dos movimentos especulativos que agravaram a situação financeira de estados mais pequenos, na sequência da crise de 2007-8. Ao contrário destes, os títulos alemães passaram a ser considerados activos seguros, atraindo investidores dispostos a adquirir dívida da principal economia europeia mesmo a juros próximos do zero.



Mais artigos de: Breves Europa

Deutsche Bank multado nos EUA

A Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos multou a filial norte-americana do Deutsche Bank em 157 milhões de dólares (146,6 milhões de euros) por «más práticas» nos mercados cambiais. Segundo um comunicado do banco central norte-americano, divulgado dia 20, a filial...

Londres dá novo prazo aos partidos da Irlanda do Norte

O governo britânico fixou a data de 29 de Junho como o novo prazo para que os dois principais partidos na Irlanda do Norte (Partido Democrático Unionista e Sinn Fein) cheguem a acordo para a formação do novo governo. Em caso de fracasso das negociações Londres ameaça...

VW sentenciada por fraude

O fabricante automóvel Volkswagen foi condenado, dia 21, nos Estados Unidos a pagar 4,3 mil milhões de dólares por «conspiração de longo prazo para vender cerca de 590 mil veículos diesel» manipulados para ocultar as emissões reais. Em Março, a marca...