VW sentenciada por fraude
O fabricante automóvel Volkswagen foi condenado, dia 21, nos Estados Unidos a pagar 4,3 mil milhões de dólares por «conspiração de longo prazo para vender cerca de 590 mil veículos diesel» manipulados para ocultar as emissões reais.
Em Março, a marca alemã declarou-se culpada perante um tribunal de Detroit (nos EUA) de conspiração para defraudar centenas de milhares de condutores norte-americanos.
A confissão fez parte de um acordo com as autoridades judiciais, no qual o construtor alemão se comprometeu a pagar o equivalente a cerca de quatro mil milhões de euros, pela importação e venda nos EUA de veículos adulterados e por fraude aduaneira.
O acordo foi agora confirmado pelo tribunal, que considerou os montantes das penalizações adequados à fraude cometida, indicando no entanto que os consumidores e empregados da empresa foram os mais afectados pelo escândalo.
O juiz Sean Cox incitou ainda as autoridades alemãs a prosseguirem as investigações para apurar responsabilidades directas da administração da Volkswagen em todo este caso.