Ler, estudar, aprender
Romances e reportagens sobre o processo da Revolução de Outubro
Se há uma certeza com que todos os militantes do Partido podem contar é a de que têm muito trabalho entre mãos. O desenvolvimento da luta de massas, o reforço da organização do Partido, a preparação das eleições autárquicas como uma oportunidade de alargamento unitário e de afirmação do valor e projecto da CDU, e as campanhas contra a precariedade e sobre a libertação da submissão ao euro são alguns dos exemplos mais imediatos. É nesse contexto exigente que se trava a batalha ideológica que este ano, em que se celebra o centenário da Revolução de Outubro, assume particular intensidade e agudeza.
Com vista a uma participação activa nas comemorações em curso, as Edições «Avante!» prepararam um conjunto de obras cujo conteúdo, de forma mais ou menos directa, se relaciona com esse acontecimento maior da história da Humanidade. Além desse trabalho de selecção, procura igualmente facilitar a sua aquisição, praticando descontos que permitam que mais militantes do Partido as possam ler e estudar, e dessa forma estar mais apetrechados para dar resposta à campanha anticomunista em que o grande capital vem investindo, tentando disseminar a ideia do fim da História e esconder a crise sistémica em que se encontra.
Esse conjunto está organizado em quatro linhas temáticas.
Em primeiro lugar, as obras de Lénine (tanto as que estão coligidas em três e em seis tomos como as publicadas separadamente – estando em curso a reedição de vários títulos que há muito estavam esgotados), imprescindíveis para a formação política e ideológica dos militantes comunistas, para este combate e para a luta mais geral que travamos.
Em segundo lugar, livros sobre Lénine, a Revolução de Outubro e a URSS. Aqui se incluem, por um lado, obras que destacam o papel de Lénine na elaboração de uma teoria revolucionária e na direcção do processo revolucionário que culminaria com a Revolução de Outubro; por outro lado, obras que dão nota das primeiras conquistas do poder soviético bem como das consequências do desaparecimento da URSS e das derrotas do socialismo no Leste da Europa. Merece destaque, desde já, uma antologia de textos de Álvaro Cunhal sobre estes temas que está a ser preparada.
Em terceiro lugar, romances e reportagens sobre o processo da Revolução de Outubro. Nesta lista, entre outros, encontram-se grandes clássicos da literatura mundial como Dez Dias que Abalaram o Mundo, A Mãe e Assim Foi Temperado o Aço.
Em quarto lugar, ensaios e romances sobre o papel da URSS na Segunda Guerra Mundial e a luta contra o nazi-fascismo e pela emancipação dos povos. Neste conjunto, destaca-se o papel da União Soviética na derrota do nazi-fascismo, mas também a sua contribuição para o desenvolvimento da luta dos povos em todo o mundo, particularmente em Portugal, estando o seu impulso indissociavelmente ligado à criação do Partido Comunista Português.
Esta é uma batalha que exige uma participação vigorosa e dinâmica por parte de militantes e de organizações do Partido em igual medida. Alargar a difusão destes livros, cuja lista está disponível em editorial-avante.pcp.pt, garantir a sua leitura e o seu estudo, é também uma tarefa essencial. Como nos ensina Lénine, «se um homem diz que é comunista e que não tem necessidade de conhecimentos sólidos, nunca sairá dele nada que se pareça com um comunista». Ler, estudar, aprender, é criar mais condições para reforçar a luta; com o reforço dessa luta também a leitura, o estudo e a aprendizagem se enriquecem.