Acompanhar os Transportes
O PCP propôs a criação de um grupo de trabalho no âmbito do Parlamento dedicado aos transportes públicos com vista a «desenvolver o acompanhamento ao sector» e a estabelecer um «contacto directo» com a realidade no terreno.
A proposta foi recentemente formalizada na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas e nela se sugere que os deputados a integrar o grupo visitem empresas como a Metro de Lisboa, Transtejo ou STCP e, entre outros casos, o Ramal da Lousã e a Linha do Douro.
Em causa, e por isso merecedor em sua opinião de um acompanhamento pela AR de «forma concreta e rigorosa», estão matérias como as «supressões de carreiras e circulações, os tempos de espera, as perdas de fiabilidade e a segurança da operação».
«Vamos ao terreno, falar com os trabalhadores das empresas», e desse modo «resolver» os problemas «que todos vêem», desafiou o deputado comunista Bruno Dias, ainda antes da proposta ser entregue, ao intervir num debate de urgência sobre transportes públicos, suscitado pelo BE, onde o ministro do Ambiente asseverou que 2017 será o «ano de viragem» nos transportes públicos.