Moçambique
A trégua de 60 dias entre o governo moçambicano e a Renamo foi saudada em Maputo por representantes da União Europeia e dos Estados Unidos.
«Trata-se de um passo importante no sentido da construção de confiança e da busca de um resultado sustentável nas negociações, de uma paz duradoura, de estabilidade e de democracia», declararam os chefes de missão europeus. A embaixada norte-americana elogiou o alargamento da cessação das hostilidades, «um avanço significativo para uma paz duradoura».
A trégua, primeiro de uma semana, depois prolongada por dois meses, seguiu-se a conversas telefónicas entre o presidente Filipe Nyusi e o líder oposicionista, Afonso Dhlakama.
As negociações entre as duas partes, com recurso a mediadores internacionais, foram interrompidas no mês passado.