Denunciar problemas
João Paulo Corvelo, deputado do PCP no Parlamento dos Açores, apresentou, no dia 29 de Novembro, um requerimento onde questiona o Governo Regional sobre a opção da SATA de utilizar uma aeronave de menores dimensões nas ligações com a ilha das Flores.
«A opção da SATA de utilizar o Dash Q200 no único voo que realiza, às terças e quintas-feiras, de e para a ilha das Flores, provoca grandes dificuldades aos florentinos que pretendem sair ou regressar à sua ilha, bem como sérios prejuízos à economia local. Trata-se de uma opção ainda mais difícil de entender considerando que, nesses dias, o voo de e para as Flores não efectua ligação com a ilha do Corvo», refere o requerimento.
Neste sentido, o PCP quer «conhecer as razões para esta opção» e questiona o Governo «sobre se estará disponível para alterá-la e passar a realizar estes voos com o Dash Q400, aumentando a disponibilidade de lugares e carga, assim prestando um melhor serviço a quem vive e trabalha na ilha das Flores».
No dia seguinte, 30, o deputado comunista questionou o executivo, do PS, sobre a demora no arranque das obras de beneficiação do ramal que liga a estrada regional à Freguesia do Mosteiro, no concelho das Lajes das Flores. No dia 5 de Dezembro, num outro requerimento, João Paulo Corvelo quis saber mais sobre os problemas existentes com a obra de selagem da lixeira de Santa Cruz das Flores.
Com uma intensa actividade parlamentar, o deputado do PCP questionou, no dia 7, o Governo Regional sobre a falta de uma acção eficaz das entidades oficiais para combater a grave infestação por ratos em toda a ilha que provoca justificado alarme à população.
A este respeito, João Paulo Corvelo recordou que até há pouco tempo «não existia raticida disponível» nas Flores e que o lote que entretanto chegou «ainda não foi distribuído por ter chegado sem a devida rotulagem».
O PCP criticou também a opção do Governo de deixar de apoiar as juntas de freguesia da região na aquisição de raticida e sublinhou os prejuízos para os agricultores e os graves perigos para a saúde pública na ilha.