Instrumento de reforço do Partido

Image 21561

No distrito de Viseu, pode dizer-se que a campanha de difusão do Avante! começou mais cedo. Em 2015, na Assembleia da Organização Regional do Partido, contava-se entre as decisões assumidas o aumento de 50 por cento no número de jornais vendidos no distrito e a criação de novos pontos de distribuição do Avante! em mais concelhos e freguesias. Hoje, estes objectivos estão prestes a ser concretizados, confessou ao Avante! João Abreu, responsável pela organização partidária no distrito de Viseu e membro do Comité Central.

Nos últimos meses, o Avante! passou a chegar a concelhos e freguesia onde nunca antes chegara ou onde há muito não chegava: a Penalva do Castelo, a Carregal do Sal, a Canas de Senhorim, Nelas, Santiago de Besteiros e ainda na última semana passou a ser enviado para Moimenta da Beira. Na calha, adianta o responsável, pode estar a criação de novos pontos de distribuição da imprensa do Partido em Mangualde, Tondela, Cinfães e Armamar. A Viseu e Lamego há muito que o Avante! já chega, acrescentou João Abreu.

Em alguns dos locais para onde o Avante! ainda não é enviado há leitores que o recebem pelo correio, por serem assinantes. Mas a experiência mostra que a distribuição do jornal pelas organizações locais do Partido não só estimula e contribui para o seu reforço como significa sempre o aumento considerável do número de exemplares vendidos.

O principal obstáculo à criação de novos pontos de venda e distribuição da imprensa, garante o membro do CC, é ainda a fragilidade de algumas das organizações partidárias e as dificuldades que por vezes existem em responsabilizar quadros do Partido por essa exigente tarefa – que no distrito significa, na grande maioria dos concelhos e freguesias, percorrer grandes distâncias entre as casas dos leitores a quem os jornais se destinam. Mas João Abreu confia – até pelos passos significativos que já estão a ser dados em todas essas localidades – que é uma questão de tempo até que os objectivos estipulados para a difusão e distribuição do Avante! sejam atingidos e, mesmo, superados.

Organizador colectivo

A difusão do Avante! e o reforço da organização do Partido andam a par e passo no distrito de Viseu, concretizando-se a função atribuída por Lénine ao jornal comunista como «organizador colectivo». Se a existência de organização do Partido numa determinada zona favorece o aparecimento de novos leitores do Avante!, também a criação de redes de distribuição do jornal nos diversos concelhos e freguesias é, em si mesma, um factor de reforço do Partido: elas permitem atribuir tarefas a mais quadros e garantem um contacto mais regular e efectivo entre a direcção partidária aos mais variados níveis e os seus militantes e simpatizantes. Tanto assim é, lembra João Abreu, que das (poucas) vezes que o Avante! não chegou aos seus destinatários eles próprios se organizaram para o ir buscar, tal a necessidade que tinham dele para a sua actividade política, partidária, sindical, autárquica e associativa.

Mas é o papel que o Avante! desempenha na formação política, ideológica e cultural dos militantes do Partido e no fortalecimento da coesão e unidade internas que o membro do Comité Central mais realça, até tendo em conta a realidade da organização regional, onde 60 por cento dos militantes foram recrutados na última década. Este peso impressionante de «novos» militantes se por um lado foi decisivo para a renovação dos organismos e organizações do Partido no distrito de Viseu – e em alguns casos inclusivamente para o seu ressurgimento –, ele significa, por outro, a relativa impreparação política e ideológica de muitos militantes e quadros.

Como adiantou João Abreu, o aumento da difusão do Avante! integra-se num movimento de reforço da organização do PCP no distrito de Viseu, mas também de alargamento da sua influência entre os trabalhadores e as populações. Nos últimos meses, para não recuar mais, os militantes e organizações do Partido têm dedicado uma especial atenção aos problemas regionais e locais, sobre os quais tomam posição pública, apontam soluções e estimulam a organização e protesto populares. O prestígio do Partido é hoje considerável, valoriza o responsável, para quem há ainda muito a fazer para colmatar as debilidades ideológicas que ainda persistem em muitos militantes do Partido e o Avante! «é fundamental para isso», conclui.




Mais artigos de: PCP

<font color=0093dd>Tribuna do Congresso</font>

Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 60 linhas dactilografadas a 60 espaços (3600 caracteres, espaços incluídos). A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas dimensões, bem...

No Bairro da Bela Vista<br>move-se montanhas

LUSA Jerónimo de Sousa esteve na manhã de domingo, 30 de Outubro, no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, um bairro de renda social, da responsabilidade da Câmara Municipal, onde residem cerca de seis mil pessoas. Com esta acção, o PCP pretendeu valorizar...

Energias redobradas

Avaliando as eleições de dia 16, a Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP considera que o resultado da CDU dá melhores condições para «continuar a luta por um projecto de futuro» para o arquipélago.

Medidas urgentes para a saúde

O PCP exige «medidas urgentes» para inverter a degradação do Serviço Nacional de Saúde em Vila Real, distrito onde a prestação de cuidados aos utentes «está doente».

Reforma da floresta passa<br>ao lado dos problemas

O PCP comentou através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa emitido no dia 28 de Outubro a «Reforma do Sector Florestal» aprovada na reunião do Conselho de Ministros realizada na véspera, na Lousã. Pelas orientações apontadas,...

O Militante destaca XX Congresso

«Rumo ao XX Congresso do Partido» é o título de capa e do artigo de abertura da edição de Novembro/Dezembro de O Militante, a partir de hoje à venda, onde se reflecte também sobre a intervenção nas empresas e locais de trabalho, o socialismo e o...