Atalaia e Cabo são já um só espaço

Superar toda as expectativas

A Festa do Avante!, pelo que é, pelo que representa e significa, pelo programa que apresenta, pelo ambiente fraterno que proporciona, pelo alargamento à Quinta do Cabo, é, este ano, um acontecimento a que não se pode faltar.

O acto formal da abertura da Festa realiza-se na Quinta do Cabo

Na Quinta do Cabo – localização que permitirá aos visitantes entrar de imediato no coração da Festa – estará o Espaço Central, o Avanteatro e o Palco Arraial, para além dos pavilhões do Porto, Coimbra, Braga e Algarve. Na nova praça que ali está a nascer, com um piso colorido e muito bonito, realizar-se-á, na sexta-feira, às 19 horas, o acto formal da abertura da Festa, com o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

O Espaço Central albergará, para além de dezenas de importantes debates sobre temas da actualidade política nacional e internacional, quatro grandes exposições, dedicadas ao actual momento político do País, à precariedade, às 40 edições da Festa do Avante! e à máscara ibérica.

No Espaço das Artes Plásticas, situado no Espaço Central, estará a exposição «Gravura hoje!», onde se vai destacar esta que é uma disciplina artística importante e um relevante factor de democratização da arte, e «Cenas do século XX – Memória de uma cidade», composta por 22 desenhos da autoria do consagrado arquitecto Francisco da Silva Dias.

Para além da Festa do Livro, também o Avanteatro – palco de intervenção cultural e política – vai estar noutra localização, junto à entrada da Quinta do Cabo. Este novo espaço terá, uma vez mais, um programa diversificado, interpelante, a não perder. No sábado, à tarde, tem lugar um debate sobre os 40 anos da Constituição da República Portuguesa (CRP) na sua dimensão cultural.

Junto à Praça da Paz fica, agora, o Espaço Ciência, que pretende, com a habitual e valiosa colaboração de várias instituições científicas, levar até aos visitantes uma experiência única onde a ciência está ao alcance de todos. Na exposição parte-se dos 40 anos da CRP, e do que ela consagra de democratização do ensino e da cultura e de estímulo à investigação científica, para se abordar os acontecimentos e descobertas protagonizados por cientistas portugueses ao longo destas quatro décadas, só possíveis graças à conquista da liberdade e da democracia.

A zona do lago, onde continuará a estar instalada a grande tenda do Auditório 1.º de Maio, passa a ser uma zona privilegiada de passagem que nasce da actual Quinta do Cabo e sobe depois para o largo do Palco 25 de Abril, através de uma ampla estrada.

Melhores condições

Todos os espaços das organizações regionais do PCP, quer sejam localizados na Quinta da Atalaia, quer se encontrem na Quinta do Cabo, serão mais amplos, com maiores áreas de sombra e de lazer. Como foi prometido desde o início, a Festa será maior para que possa ser ainda melhor.

No Espaço Internacional – que continuará junto à entrada da Quinta da Princesa, mas com uma área aumentada para o convívio e o conhecimento mútuo entre visitantes e os partidos que visitam e participam na Festa – o tema da edição deste ano é «Festa do Avante! - 40 anos de solidariedade internacionalista».

À semelhança de anos anteriores, o Espaço Internacional terá uma exposição política cujo tema será: «Festa do Avante! - Festa da solidariedade na luta por um mundo melhor, pela democracia e o socialismo!».

O Palco Solidariedade, onde a música e a cultura de vários povos terá o seu devido destaque, ocupará o espaço do Avanteatro e será criado, onde habitualmente se encontrava o o palco, o Espaço de Debates, no qual serão debatidas questões internacionais que marcam a actualidade.

Serão ainda realizadas iniciativas político-culturais de solidariedade com vários povos em luta, que marcarão não apenas o este espaço mas também o programa de várias organizações regionais.

A Cidade da Juventude – espaço da responsabilidade da JCP e totalmente planificado, construído e assegurado por jovens – será maior e mais alta do que é habitual, o que causará um grande impacto visual para, também por essa via, atrair mais visitantes ao espaço, localizado junto ao Palco 25 de Abril.

Para além dos problemas, aspirações e lutas dos jovens, sejam eles trabalhadores ou estudantes, em destaque estará a actividade da JCP, o Acampamento Internacional «Avante! Por um mundo de paz», que se realiza entre o final de Agosto e inícios de Setembro, na Quinta da Atalaia, e a divulgação do 17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que terá lugar no próximo ano em Sotchi, na Rússia.

No Palco Agit terá lugar um debate sobre a campanha promovida pela JCP em torno da redução do IVA dos instrumentos musicais, um acto público sobre o FMJE, mas também concertos, graffitis, tunas académicas, DJ, demonstrações de danças sevilhanas, workshops de desenho e de corpo e movimento teatral, um afrobaile.

 

Espaço inclusivo
para todas as crianças

Ao lado do posto de saúde, onde se encontrava o acampamento interior, encontra-se o Espaço da Criança, local completamente renovado, ampliado (mais de 2200 metros quadrados) e inclusivo, servido de melhor área arborizada, com novos brinquedos, que permitem a todas as crianças, incluindo as com necessidades especiais, usufruir da Festa.

A sua programação será preenchida com um leque muito variado de actividades, com destaque para a «Hora do Conto», o Yoga para crianças, atelier de barro, atelier de marcadores de livros de papel, atelier de moinhos de vento, atelier de fantoches de dedo (dedoches), o «Girassol gigante» (jornal de parede onde cada criança pode dar largas à imaginação) e o «Deixa a tua marca» (pintura em parede). Fortemente concorridas serão também as actividades a desenvolver no insuflável, os jogos tradicionais, a gincana e os jogos com água.

Razões não faltam para os pais estarem atentos ainda à programação do Avanteatro, Festa do Livro, Espaço Ciência, CineAvante! e Desporto que incluem iniciativas dirigidas às crianças.

A Festa do Avante! contará ainda com cinco Espaços Bebé, em diferentes zonas (Lisboa, Alentejo, Setúbal, Espaço Criança e Porto), um espaço de apoio para os visitantes mais pequenos, com fraldários e micro-ondas, bem como locais mais sossegados para a amamentação e ainda um posto de saúde para qualquer apoio necessário aos visitantes da Festa. Em diversos restaurantes há sopa e fruta disponível e uma zona de parque de merendas.

Para os menores de 14 anos acompanhados por um titular de Entrada Permante (EP), a entrada é gratuita, podendo ser levantada, também gratuitamente, uma pulseira de identificação.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Festa maior e melhor

Na abertura da 38.ª edição da Festa do Avante, Jerónimo de Sousa transmitiu a concretização de uma aspiração acariciada desde a aquisição da Quinta da Atalaia: o alargamento do terreno da Festa.

Surgiu finalmente a oportunidade de adquirir a Quinta do Cabo. «É uma decisão que corresponde a uma grande aspiração do colectivo partidário, dos visitantes da Festa, de todos os que a reconhecem como a maior realização político-cultural do País», valorizou o Secretário-geral do PCP.

Uma Festa sem igual

Entre as singularidades da Festa está a capacidade que tem de se renovar e de nos surpreender, o que é indissociável da acção criadora do Partido que a promove e ergue a pulso.

40 anos de perseverança

A Festa do Avante!, «a maior, a mais extraordinária, a mais entusiástica, a mais fraternal e humana jamais realizada no nosso País», como Álvaro Cunhal a classificou, tem este ano a sua 40.ª edição. Um percurso nada fácil, mas que valeu a pena.

Visita obrigatória à Festa do Livro

Nova Festa, Festa nova e um espaço novo também para a Festa do Livro. Mais central, o novo local vai deixar milhares de títulos de dezenas de editoras ainda mais perto dos visitantes da Festa.

Informações úteis para usufruir da Festa

 A Festa do Avante! decorre na Quinta da Atalaia e na Quinta do Cabo da Marinha, na cidade de Amora, concelho do Seixal. Para lá chegar, aconselha-se usar os transportes públicos (comboio, barco, autocarro), com ligações especiais e horários alargados....

Festa com mais novidades

Em conferência de imprensa esta segunda-feira, na Atalaia, com a participação de Alexandre Araújo, do Secretariado, Rúben de Carvalho, do CC, e Alma Rivera, da Direcção Nacional da JCP, foram dados a conhecer novos pormenores sobre a diversificada e abrangente...