Acção de luta
Mais de 400 pessoas da Freguesia de São João do Campo, Coimbra, manifestaram-se, no dia 9, para exigir a abertura, com todas as condições, da extensão de saúde e manifestar o seu descontentamento face à degradação da prestação dos cuidados de saúde.
Recorde-se que, desde 15 de Julho, a extensão de saúde encontra-se com dificuldades de funcionamento, uma situação justificada pelas férias e baixas médicas dos profissionais. Esta situação deverá prolongar-se até ao final de Setembro.
Entretanto, a Comissão de Utentes foi recebida pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, instituição que garantiu que iria encontrar uma solução para os mais de dois mil utentes e agendou uma nova reunião para o dia 26 de Agosto.
No dia 9, a população decidiu continuar a dinamizar o abaixo-assinado e voltar a reunir-se no dia 26 de Agosto, com o objectivo de fazer o balanço das reuniões com a ARS e para decidir novas acções de luta.
Na acção, realizada na passada semana, esteve presente Francisco Queirós, membro do Comité Central do PCP e vereador da CDU na Câmara de Coimbra. O dirigente comunista manifestou solidariedade com a luta da população, informou que iria levar o problema aos órgãos municipais e apelou à unidade da população na luta pelo cumprimento de um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa: o direito a Saúde.