Zâmbia
Edgar Lungu, actual presidente da Zâmbia e candidato presidencial pela Frente Patriótica (PF), apelou ao povo zambiano para ultrapassar diferenças e reforçar a unidade da nação africana. Nove candidatos concorrem às eleições presidenciais zambianas, que se realizam hoje, quinta-feira, 11.
Antigo ministro da Defesa e da Justiça, Lungu assumiu o cargo de chefe do Estado no ano passado, depois da morte do presidente Michel Sata, em Outubro de 2014. Alguns analistas atribuem-lhe favoritismo. O seu maior opositor é Hakainde Hichilema, do Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND).
Em Lusaca, a capital, a comissão eleitoral informou que cerca de 6,6 milhões de eleitores vão às urnas para escolher o sétimo presidente da Zâmbia em 52 anos.
Nas eleições de hoje, os zambianos renovam também os 150 deputados do parlamento e os autarcas dos 89 municípios das 10 regiões deste país da África Austral, com 16 milhões de habitantes.