São Tomé e Príncipe
Evaristo Carvalho ganhou as eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe, na primeira volta, no domingo, 17, segundo números provisórios da Comissão Eleitoral Nacional (CEN). Os resultados terão de ser validados pelo Tribunal Constitucional.
O vencedor, apoiado pelo partido no poder, a Acção Democrática Independente (ADI), do primeiro-ministro Patrice Trovoada, obteve 50,1% dos votos (34 629). Em segundo lugar ficou Manuel Pinto da Costa, o actual presidente, que concorreu como independente, e alcançou 24,8% (17 121). Maria das Neves, candidata do MLSTP-PSD, na oposição, ficou na terceira posição.
Segundo os observadores da União Africana, encabeçados pelo antigo presidente de Moçambique, Armando Guebuza, as eleições decorreram em ambiente sereno. A participação dos 111 mil eleitores foi superior a 60%, de acordo com a CEN.
A vitória de Evaristo Carvalho permite à ADI – que desde 2014 governa com maioria absoluta no parlamento – ter um presidente ligado a este partido. Também nas autarquias a formação detém a maioria das câmaras.