BRAGANÇA

Áreas a proteger

Na sequência de uma visita aos parques naturais de Montesinho e Douro Internacional, os deputados do PCP Ana Mesquita e Jorge Machado comprometeram-se a tomar medidas capazes de reverter o «actual estado de desarticulação funcional dos serviços destas duas áreas protegidas».

O PCP propõe a reinstalação dos órgãos directivos locais dos parques, com respectiva dotação técnica e financeira necessária à autonomia da sua actuação no terreno, o reforço do quadro de guardas e vigilantes de natureza e de outros técnicos em falta e a concretização de planos de investimento e gestão que permitam dar cumprimento ao Plano de Ordenamento, sempre no respeito pelas populações locais. Ao mesmo tempo, lê-se no comunicado emitido pela Direcção da Organização Regional de Bragança do PCP, rejeita «qualquer tentativa que vise «desresponsabilizar o governo central da defesa, valorização e promoção do Património Natural e da Biodiversidade». Seja por via da municipalização do quadro regulatório das Áreas Protegidas seja por via da entrega a mecenas privados da orientação estratégia de conservação da natureza.

Na visita e nos encontros que tiveram com diversas entidades, os deputados comunistas puderam constatar a ausência de investimento público nos parques naturais e a degradação destes e, ao mesmo tempo, as dificuldades enfrentadas diariamente pelas populações que vivem e trabalham nestas áreas.



Mais artigos de: Breves PCP

Defender o ambiente

A Comissão Concelhia da Guarda denuncia o que considera ser a política ambiental desastrosa da Câmara Municipal. Num comunicado recente, os comunistas acusam a autarquia de proceder ao «abate indiscriminado e injustificado de árvores» e alertam para a «irracionalidade da...