Evolução positiva em Loures
No concelho de Loures, «a gestão da CDU está no caminho certo», afirmou Jerónimo de Sousa, no dia 24, após uma visita a obras em curso e já executadas pelo município.
Loures é um concelho de progresso e qualidade
A iniciativa – acompanhada por Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, e por outros eleitos e técnicos da autarquia – começou na Escola Básica (EB) 1 de Camarate, um equipamento que vai pôr fim a seis anos de aulas em contentores e servir 300 alunos.
A obra contempla uma área útil de 2500 metros quadrados, com oito salas de primeiro ciclo e três salas de jardim de infância, refeitório, cozinha, biblioteca, ginásio, campo de jogos polivalente e horta pedagógica. A empreitada, que estará concluída em Abril de 2017, representa um investimento municipal de 2,2 milhões de euros.
Para o Secretário-geral do PCP, esta é uma «obra de grande importância» para o concelho de Loures e para a freguesia de Camarate, que vem «resolver um drama de muitos anos».
Depois, Jerónimo de Sousa foi conhecer o Parque Urbano Quinta dos Remédios, na Bobadela, um espaço verde, de recreio e lazer, situado na zona Oriental do concelho. Numa parceria entre a Câmara de Loures e o Instituto Superior Técnico, este equipamento vai ainda acolher o Jardim da Ciência, onde as crianças e os jovens poderão interagir com áreas científicas de forma lúdica, afirmando este espaço no contexto da Área Metropolitana de Lisboa.
Resolver problemas
No final da visita, o Secretário-geral do PCP teceu fortes críticas à anterior «gestão desastrosa» do executivo PS, e valorizou, por outro lado, os resultados já obtidos pela gestão da CDU, que confirmam a validade da proposta de mudança sufragada pelos eleitores. Referiu-se, por exemplo, entre muitas outras matérias, ao esforço realizado para a estabilização financeira da autarquia e à constituição dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas.
«É preciso continuar a resolver os problemas financeiros da Câmara, e, simultaneamente, responder às aspirações da população», sublinhou Jerónimo de Sousa, concluindo: «Ainda há muito para fazer, mas a gestão da CDU está no caminho certo».