BPI

Uma OPA hostil aos portugueses, ao Banco BPI e principalmente aos seus trabalhadores – foi assim que o Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira classificou a operação pública de aquisição anunciada pelo banco espanhol CaixaBank (Grupo La Caixa). O Sintaf/CGTP-IN expressou, dia 20, o seu protesto e declarou que «inicia desde já a luta contra a acumulação e concentração capitalista» a que tal via vai conduzir. Sem ter qualquer informação das entidades envolvidas na operação, o sindicato condenou, desde já, o anúncio de redução de mil trabalhadores, que representam mais de 18 por cento dos efectivos. Alertou ainda que um eventual recurso a lay-off «provocaria uma brusca redução salarial aos trabalhadores e uma extorsão profunda dos fundos da Segurança Social».



Mais artigos de: Breves Trabalhadores

Alcochete

Cerca de cem mariscadores de Alcochete foram no dia 11 de Maio, em protesto, à Assembleia da República, para reclamar do Parlamento e do Governo passos concretos no sentido da legalização desta actividade, que cada vez ganha maiores proporções no estuário do Tejo. Na...

Caetanobus

Novas greves parciais começam hoje, dia 2, na Caetanobus (Grupo Salvador Caetano), repetindo-se nos dias 7, 9, 14 e 16. No quadro da luta por aumentos salariais sem discriminação, o SITE Norte revelou ainda que hoje tem lugar um plenário na empresa, em Vila Nova de Gaia.