MDM inicia jornadas em Lisboa

O Cante no feminino

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai iniciar no sábado, 30, às 15 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, umas jornadas sobre «O Cante no Feminino», com o objectivo de valorizar a participação das mulheres na promoção e salvaguarda do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Nesta iniciativa vão actuar «As Moças do Cante de Cabeça Gorda», «As Ceifeiras do Semblana de Almodôvar», «As Ceifeiras de Pias», o «Grupo Coral Feminino Etnográfico as Papoilas do Corvo», de Castro Verde, o «Grupo Coral Feminino Cantares das Alcáçovas» e o «Grupo Coral Feminino as Madrugadeiras do Alvito».

Terá ainda lugar um debate, aberto ao público, com a intervenção de membros do MDM e da Casa do Alentejo, de Salwa Castelo-Branco, professora da FCSH da UNL, das investigadoras Maria José Barriga e Dulce Simões e dos grupos corais, para recolher os relatos das experiências e histórias vividas pelas mulheres, bem como perceber as expectativas da comunidade sobre os corais femininos.

As jornadas vão prosseguir durante todo o mês de Maio: no dia 14, na Casa do Cante, em Serpa; no dia 22, no Auditório Municipal António Chaínho, em Santiago do Cacém; e no dia 28, no Palácio D. Manuel, em Évora, sempre às 15 horas.



Mais artigos de: Nacional

Estudantes exigem soluções

Os estudantes universitários de Lisboa debateram, no dia 20, os problemas comuns nas faculdades, reclamaram a reposição do passe escolar, um novo regulamento de bolsas e um processo de candidaturas menos burocrático.

Seixal consolida contas

Em 2015, a situação económico-financeira da Câmara do Seixal registou uma evolução muito positiva dos principais indicadores, com um resultado líquido no montante de 15,2 milhões de euros.

«Hillary Clinton:<br>Rainha do Caos»

A editora Página a Página acaba de publicar o livro «Hillary Clinton: Rainha do Caos», da autoria da jornalista americana Diana Johnstone. Neste livro a autora analisa a ligação entre as ambições de Hillary Clinton e a máquina que sustenta o...

«Vai uma maçã?»

A Câmara de Santiago do Cacém está a levar a cabo, até ao dia 7 de Maio, uma campanha de sensibilização contra a obesidade. Com o mote «Vai uma maçã?», a autarquia alerta para a urgência em travar este problema, em particular junto das...