Tribunal alerta para fraude no IVA

O tribunal de Contas da União Europeia alertou, dia 3, para a ineficácia do sistema vigente para combater a fraude no IVA nas transacções transfronteiriças.

Os auditores apontam a falta de dados e indicadores comparáveis como causa do entorpecimento dos mecanismos de controlo, estimando que os estados-membros perdem anualmente receitas entre 40 mil milhões e 60 mil milhões por não pagamento do IVA intracomunitário.

Dado que as exportações de bens e serviços de um estado para outro estão isentas de IVA, os infractores conseguem fugir ao imposto tanto no estado de origem como no de destino.

Para combater a fraude, o Tribunal recomenda alterações legislativas que permitam o cruzamento de dados aduaneiros e fiscais, bem como a troca de informação, cooperação e coordenação entre as entidades fiscais.

Os autores do relatório elaboraram ao todo 14 recomendações em que se destaca ainda a criação de um sistema comum de compilação de estatísticas.



Mais artigos de: Breves Europa

Surto de greves na Alemanha

Em 2015 os trabalhadores na Alemanha cumpriram dois milhões de dias de greve nos diversos sectores de actividade. De acordo com os dados publicados, dia 3, pela Fundação Böckler Foundation, ligada aos sindicatos, o número de paralisações foi cinco vezes maior do que no...

Cameron reforça meios no mar Egeu

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou, dia 7, o envio de três navios de guerra para participar nas operações da NATO contra o tráfico de migrantes no mar Egeu. Para além da vedeta «VOS Grace» que já opera na região, o Reino Unido...

Direita derrotada na Irlanda

Os resultados finais das eleições legislativas na Irlanda, divulgados dia 3, confirmam a derrota da coligação governante, constituída por conservadores e trabalhistas. O Fine Gael, do primeiro-ministro Enda Kenny, manteve-se como a força mais votada, mas apenas conseguiu 25,5...