Escola degradada
Dando continuidade ao Roteiro da Educação, os vereadores da CDU na Câmara de Odivelas visitaram, no dia 27, a Escola Básica 2.3 dos Pombais, na Freguesia de Odivelas, tendo observado o gravíssimo estado de degradação em que se encontra a instituição, construída em 1983 e onde estudam cerca de 700 alunos.
Em 2014, por ser uma escola em que a totalidade das suas coberturas é em fibrocimento com partículas de amianto, os vereadores comunistas realizaram ali um debate «Amianto nas escolas: uma realidade a conhecer, um problema a resolver».
Hoje, as condições agravaram-se. «Os problemas identificados resultam da falta de intervenção de fundo desde a sua construção, há mais de 30 anos», salienta, em nota de imprensa, a CDU, alertando para o facto de os solos serem «argilosos e muito maleáveis, o que tem provocado nas infraestruturas uma série de fracturas, estando já a ruir muros, paredes e pavimentos», colocando «em sério risco a segurança dos alunos e restante comunidade escolar».
A responsabilidade pela conservação e manutenção desta escola é da Câmara Municipal de Odivelas na sequência do contrato de execução que assinou com o Ministério da Educação em Outubro de 2009.
No dia 13, as vereadoras Fernanda Mateus e Maria da Luz Nogueira estiveram nos Serviços Municipais de Educação e Inovação Social. No contacto com os trabalhadores, as eleitas valorizaram a recente publicação do Acordo de Entidade Empregadora Pública, que, entre outros aspectos, fixa as 35 horas de trabalho semanal, e expressaram votos para que em 2016 sejam repostos outros direitos retirados nos últimos anos.