Projecto colectivo e imparável

Para todos quantos, com inigualável entusiasmo e dedicação, se empenharam na construção da candidatura de Edgar Silva, os resultados alcançados no domingo têm um sabor amargo. Mais do que ninguém, estes sabem – porque o sentiram e viveram – como esta candidatura suscitou esperanças, despertou energias e mobilizou vontades. Isto é visível nas imagens que publicamos das acções realizadas nos últimos dias, nos distritos de Setúbal, Lisboa, Porto e Braga.

Mas não há resultados eleitorais capazes de apagar o carácter ímpar da candidatura de Edgar Silva e do colectivo imenso a que deu expressão; o projecto que corporizou é, também ele, inapagável, pois radica nas aspirações mais profundas dos trabalhadores e do povo.

Na luta pela transformação da sociedade, os comunistas e os seus aliados contam apenas consigo próprios e com as forças imensas do seu colectivo, dos trabalhadores e do povo. Contra si levantam-se poderosos adversários, que dominam a economia e os órgãos de comunicação social e condicionam decisivamente as opções dos eleitores e dos próprios órgãos de decisão política. É esta luta profundamente desigual que travamos e é esta luta por um Portugal com futuro que teremos que vencer. E venceremos!





Mais artigos de: Presidenciais

Compromisso com o futuro

Os votos nesta candidatura dão «uma força maior para todas as lutas que se avizinham na defesa de um Portugal mais justo», afirmou Edgar Silva na reacção aos resultados eleitorais de dia 24, tendo sublinhado também que «tudo fizemos para afirmar uma candidatura centrada na escuta do clamor dos pobres, do clamor dos trabalhadores, do clamor da Terra». Também para o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, «a corrente de mobilização que a candidatura de Edgar Silva suscitou» se projecta «como um factor essencial para o desenvolvimento da luta e das batalhas políticas que a nova fase da vida política nacional coloca aos trabalhadores, ao povo, aos democratas e patriotas».

Resultados eleitorais

Resultados globais Inscritos 9 700 645 Votantes 4 737 514 48,84% Abstenção 4 963 131 51,16% Em branco 58 666 1,24% Nulos 43 758 0,92% Votos        % Marcelo R. Sousa 2 410 286 52,00 Sampaio da...